Programación e implementación de una intervención para el desarrollo de la práctica de cooperación entre profesionales que utilizan coworking

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1517

Palabras clave:

Cooperación, coworking, delineamiento cultural, meta contingencia, comportamiento organizacional

Resumen

En los coworkings, uno de los comportamientos involucrados en las interacciones sociales es la cooperación. Esto se puede definir como el comportamiento interrelacionado entre los miembros de un grupo que produce consecuencias comunes al grupo, con beneficios para cada individuo. Este estudio tuvo como objetivo programar e implementar una intervención para establecer la práctica de la cooperación en el coworking, en la ciudad de Londrina. Participaron ocho profesionales. Un cuestionario y el juego del Dilema del Prisionero Repetido midieron la cooperación, antes y después de la intervención, en un diseño grupal. En la intervención, se propuso a los participantes del grupo experimental planificar un proyecto cooperativo. Los resultados mostraron que, en el juego, el grupo experimental tuvo un aumento más robusto en comparación con él mismo (aumento del 59% para el GE y 13% para el CG), y el GE aumentó un 27% en comparación con el CG, lo que sugiere que la intervención pudo haber sido la variable que favoreció las elecciones cooperativas.

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Biografía del autor/a

Keila Regina Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia pela Unifil, em 2008. Especialista em Análise Aplicada do Comportamento pela Unifil, em 2010. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em 2012. Coach pessoal e profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching, em 2013. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina, em 2020. Trabalha como Psicóloga Organizacional e do Trabalho em serviços de consultoria organizacional nos projetos de desenvolvimento de pessoas, definição de perfis profissiográficos e clima organizacional. Atua como Psicóloga Clínica. É empresária em um Escritório Compartilhado / Coworking.

Pedro Bordini Faleiros, Universidade Metodista de Piracicaba

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutor em Psicologia Experimental pela USP/São Paulo (2009). Docente e coordenador do curso de graduação em Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Pesquisador Visitante, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e Instituto Lahmiei-Autismo, no período de dezembro/2017 à dezembro/2019, com vigência renovada para o período de Janeiro de 2020 à Dezembro de 2021. Avaliador ad hoc para Autorização e de Cursospelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC.. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, interações sociais, cooperação, Dilema do Prisioneiro e Práticas Culturais.

Camila Muchon de Melo, Universidade de Londrina

Possui graduação em Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo (clínica comportamental) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio sanduíche no exterior durante o doutoramento na University of South Australia, sob a orientação do prof. PhD. Bernard Guerin. Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado no Instituto Nacional sobre o Comportamento, Cognição e Ensino, na Universidade Federal de São Carlos, sob supervisão do prof. PhD. Júlio de Rose e com o finaciamento da FAPESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia da Psicologia e Fundamentos do Behaviorismo Radical, atua principalmente nos seguintes temas: behaviorismo radical, evolução da cultura, ciência, ética, tecnologia do comportamento.

Publicado

2023-11-07

Cómo citar

Gonçalves, K. R., Faleiros, P. B., & Melo, C. M. (2023). Programación e implementación de una intervención para el desarrollo de la práctica de cooperación entre profesionales que utilizan coworking. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 25(1), 1–23. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1517

Número

Sección

Pesquisas originais