Programming and implementation of an intervention for the development of cooperation between professionals who use coworking

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1517

Keywords:

Cooperation, coworking, cultural design, metacontingency, organizational behavior

Abstract

In coworkings, one of the behaviors involved in social interactions is cooperation. This can be defined as the interrelated behavior between members of a group producing consequences common to the group, with benefits for each individual. This study aimed to program and implement an intervention to establish the practice of cooperation in coworking, in Londrina city. Eight professionals participated. A questionnaire and the Repeated Prisoner's Dilemma game measured cooperation, before and after the intervention, in a group design. In the intervention, participants in the experimental group were proposed to plan a cooperative project. The results showed that, in the game, the experimental group had a more robust increase when compared to itself (increase of 59% for the EG and 13% for the CG), and the EG increased 27% when compared with the CG, which suggests that intervention may have been the variable that favored cooperative choices.

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Author Biographies

Keila Regina Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia pela Unifil, em 2008. Especialista em Análise Aplicada do Comportamento pela Unifil, em 2010. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em 2012. Coach pessoal e profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching, em 2013. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina, em 2020. Trabalha como Psicóloga Organizacional e do Trabalho em serviços de consultoria organizacional nos projetos de desenvolvimento de pessoas, definição de perfis profissiográficos e clima organizacional. Atua como Psicóloga Clínica. É empresária em um Escritório Compartilhado / Coworking.

Pedro Bordini Faleiros, Universidade Metodista de Piracicaba

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutor em Psicologia Experimental pela USP/São Paulo (2009). Docente e coordenador do curso de graduação em Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Pesquisador Visitante, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e Instituto Lahmiei-Autismo, no período de dezembro/2017 à dezembro/2019, com vigência renovada para o período de Janeiro de 2020 à Dezembro de 2021. Avaliador ad hoc para Autorização e de Cursospelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC.. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, interações sociais, cooperação, Dilema do Prisioneiro e Práticas Culturais.

Camila Muchon de Melo, Universidade de Londrina

Possui graduação em Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo (clínica comportamental) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio sanduíche no exterior durante o doutoramento na University of South Australia, sob a orientação do prof. PhD. Bernard Guerin. Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado no Instituto Nacional sobre o Comportamento, Cognição e Ensino, na Universidade Federal de São Carlos, sob supervisão do prof. PhD. Júlio de Rose e com o finaciamento da FAPESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia da Psicologia e Fundamentos do Behaviorismo Radical, atua principalmente nos seguintes temas: behaviorismo radical, evolução da cultura, ciência, ética, tecnologia do comportamento.

Published

2023-11-07

How to Cite

Gonçalves, K. R., Faleiros, P. B., & Melo, C. M. (2023). Programming and implementation of an intervention for the development of cooperation between professionals who use coworking. Brazilian Journal of Behavioral and Cognitive Therapy, 25(1), 1–23. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1517

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