Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos da submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O arquivo com o manuscrito não contém elementos que permitam a identificação dos autores.
  • O texto segue todos os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

As submissões para a Revista devem contribuir significativamente para o desenvolvimento da Análise do Comportamento, das Terapias Comportamentais, Cognitivas e Contextuais, da Medicina Comportamental e de outras áreas correlatas de estudo do comportamento nos seus fundamentos científicos ou filosóficos, nos seus princípios éticos e também como profissão. A Revista publica as seguintes modalidades de manuscrito:

  • Pesquisas empíricas (básicas, translacionais ou aplicadas, com humanos e/ou não-humanos): Relatos originais de pesquisas empíricas envolvendo dados primários ou secundários. São especialmente bem-vindos experimentos de caso único ou de comparação entre grupos, ensaios controlados randomizados e pesquisas aplicadas experimentais relativas a qualquer área ou atividade humana. O manuscrito deve apresentar as seguintes seções: introdução; método; resultados; e discussão.
  • Revisões sistematizadas da literatura (com ou sem metanálise): Estudos que organizam, integram e avaliam material publicado anteriormente de forma sistematizada, considerando a evolução das pesquisas para o esclarecimento de um problema (APA, 2012). O manuscrito de uma revisão sistematizada da literatura (com ou sem metanálise) deve descrever sistematicamente seus procedimentos de busca, seleção e análise, além de seus resultados. O manuscrito de uma revisão sistematizada da literatura deve basear-se – inclusive em relação à divisão do texto em seções – nas diretrizes mais recentes do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) para revisões sistemáticas da literatura, para revisão de escopo ou para protocolo. A Revista requer o envio, na submissão, de uma dessas três listas de checagem PRISMA completamente preenchida, com justificativas no caso de itens ausentes no texto. Não é necessário atender a todos os itens da lista de checagem escolhida, porém os itens ausentes devem ser devidamente justificados. Outros tipos de revisões (integrativas, narrativas etc.) só serão aceitos em seções especiais, quando indicado explicitamente em sua chamada.
  • Artigos metodológicos ou notas técnicas: Trabalhos cujo objetivo principal é a apresentação ou crítica de equipamentos, instrumentos, softwares, métodos ou técnicas de produção e/ou análise de dados para a condução de pesquisas pertinentes ao foco e escopo da Revista. Devem ser discutidas as implicações para a pesquisa na área. O manuscrito deve ser organizado em seções as quais melhor atendam aos seus objetivos.
  • Artigos históricos, interpretativos, teóricos, conceituais ou de discussão profissional: Descrição, análise e/ou crítica de processos históricos pertinentes ao foco e escopo da Revista. Apresentação de interpretações de fenômenos ou temas diversos, pertinentes ao foco e escopo da Revista, inclusive na interface com outras disciplinas (Antropologia, Sociologia, Economia, Psicologia, Administração, Políticas Públicas etc.). Discussão de conceitos, teorias, questões profissionais ou da prática pertinentes ao foco e escopo da Revista. Artigos conceituais devem explicitar de que modo o manuscrito ampliará os conceitos sob investigação. O manuscrito deve apresentar a literatura da área, o problema de pesquisa e o desenvolvimento argumentativo que vise expandir o conhecimento sobre os fenômenos sob investigação, organizando o texto em seções de acordo com os seus objetivos.
  • Estudos de caso: Análises sobre a aplicação profissional da Análise do Comportamento, das Terapias Comportamentais, Cognitivas e Contextuais, da Medicina Comportamental e de outras áreas profissionais correlatas em quaisquer contextos. Os manuscritos devem justificar claramente o ineditismo e a contribuição científica do trabalho. Não serão aceitos manuscritos que não apresentem novidades científicas. Apresentar a demanda de intervenção, os procedimentos realizados e os resultados produzidos detalhadamente. Deve apresentar, por exemplo, nos casos de intervenções em psicoterapia, verbatim de vinheta clínica, com recortes que evidenciam os trechos relevantes. É necessário operacionalizar todas as variáveis dependentes e descrever detalhadamente como foram medidas e quais foram todos os seus resultados.

Também não serão aceitos trabalhos com (i) relatos de experiência nos quais são apenas narradas experiências vivenciadas por profissionais, estudantes ou pesquisadores durante sua atuação; ou (ii) relatos de caso narrativos, isto é, sem descrição detalhada dos procedimentos realizados e medidas válidas e fidedignas dos resultados produzidos. Experimentos de caso único são considerados pesquisa original (vide acima) e não estudos de caso. O manuscrito deve apresentar as seguintes seções: introdução; método; resultados; e discussão.

  • Traduções de artigos: Traduções para o português de artigos considerados fundamentais para a área de interesse dos leitores da Revista. Tradutores deverão apresentar justificativa para a tradução do artigo (apresentada na Carta de Submissão) e autorização expressa em carta pelos editores, indexadores, associações científicas ou ainda pelas bibliotecas detentoras dos direitos autorais e/ou de comercialização. Não serão aceitas autorizações com limite de circulação (ou seja, número máximo de downloads, visualizações, compartilhamentos, ou acessos de qualquer natureza). A decisão sobre o mérito da relevância para tradução sugerida competirá aos membros do corpo editorial.

A submissão deve ser original e inédita e os autores devem ser responsáveis pelo conteúdo do trabalho; caso contrário, deve-se justificar na "Carta de submissão". Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) não são considerados geradores legítimos de conteúdo original e seu uso deve ser explicitado pelos autores (vide mais informações nas Políticas Editoriais). A publicação anterior como monografia de conclusão de curso, dissertação, tese ou preprint não será impeditiva da publicação na Revista, mas deve ser indicada na carta de submissão. A submissão não poderá estar sendo avaliada nem poderá ser submetida para publicação em outro periódico até a conclusão do processo editorial na Revista. A Revista aceita submissões em inglês, português ou espanhol. Após aprovação do manuscrito, os autores podem optar por publicar também uma versão do artigo em uma das outras línguas. Todo o trâmite até a aprovação final será em uma única língua. Após a aprovação final, os autores devem enviar uma versão traduzida para uma das outras línguas aceitas. A versão traduzida apresentada pelos autores deve ser aprovada de acordo com sua coerência com a versão aceita.

Os artigos devem ser preparados seguindo rigorosamente, em primeiro lugar, as presentes Normas de Submissão e, em relação a todos os demais aspectos, o Manual de Publicação da American Psychological Association (APA, 7ª Edição, 2020). Neste link, um guia rápido para o estilo APA de publicação (em Inglês).

Atenção: Os autores devem conhecer e seguir todas as diretrizes apresentadas na seção Ética na Publicação.

Processo Editorial

Avaliação Inicial (Desk Review)

O(a) Editor(a)-Chefe é responsável por receber a submissão e designar um(a) Editor(a) Adjunto(a) que irá realizar uma avaliação inicial (vide prazos na seção Prazos do Fluxo Editorial, a seguir). Nesta etapa, em primeiro lugar, a equipe editorial avalia o manuscrito em relação a aspectos formais (normas de formatação e estilo e apresentação de documentação obrigatória etc.), preenchendo uma Lista de Verificação (checklist). A lista de verificação é um documento que auxilia na tomada de decisão dos Editores Adjuntos, recomendando a rejeição do manuscrito caso: (a) qualquer um dos itens críticos (destacados com sublinhado na lista) não tenha sido cumprido ou (b) cinco ou mais dos demais itens (não sublinhados) não tenham sido cumpridos. Os autores podem acessar a Lista de Verificação AQUI. Os autores devem verificar os itens que são analisados nesta etapa antes de realizar a submissão. A Lista de Verificação preenchida apenas recomenda uma decisão, porém a decisão é sempre dos Editores Adjuntos, que podem divergir da recomendação. Tal decisão será comunicada por meio do sistema da Revista, sendo um e-mail enviado a(o) autor(a) de correspondência.

Enquanto a equipe editorial preenche a Lista de Verificação, o(a) Editor(a) Adjunto(a) avalia a pertinência do trabalho em relação ao foco e escopo da Revista, relevância para a área, adequação às modalidades de manuscritos aceitas, originalidade e questões éticas gerais. O(a) Editor(a) Adjunto(a) então produz um parecer e decide dar continuidade ao processo de avaliação (enviar para a avaliação por pares) ou rejeitar (caso alguma norma não seja atendida ou algum aspecto esteja inadequado). Ao comunicar os autores sobre uma rejeição, o(a) Editor(a) Adjunto(a) pode informar sobre a possibilidade de iniciar um novo processo de submissão. Em caso de envio para revisão por pares é designado um(a) Editor(a) Associado(a) para iniciar a avaliação por pares e acompanhar o processo. Os autores devem aguardar a decisão do(a) Editor(a) Adjunto(a), a qual será comunicada dentro do sistema da Revista, sendo enviado um e-mail a(o) autor(a) de correspondência.

 Avaliação por Pares

Nesta etapa, o(a) Editor(a) Associado(a) conduzirá a avaliação do manuscrito seguindo o sistema de revisão duplamente cega por pares (double-blind peer review) com o apoio de pelo menos dois avaliadores ad hoc especialistas no tema do manuscrito.

Os avaliadores emitirão pareceres sobre o manuscrito avaliado, incluindo uma recomendação de decisão editorial. Considerando os pareceres, o(a) Editor(a) Associado(a) emitirá uma decisão editorial, eventualmente acompanhada de um parecer elaborado pelo(a) próprio(a) editor(a). A decisão editorial pode ser:

  1. Aceito: O manuscrito será publicado na Revista após os demais procedimentos editoriais necessários.
  2. Revisões requeridas (com ou sem nova rodada de revisão por pares): O manuscrito poderá ser aceito desde que seja revisado de acordo com as recomendações do(a) editor(a) e dos avaliadores. É dado um prazo padrão para envio das revisões, que pode ser estendido caso necessário. A depender da extensão das revisões requeridas, o(a) Editor(a) Associado(a) indicará a necessidade ou não da realização de uma nova rodada de revisão por pares. Caso sejam necessárias novas rodadas de avaliação, o prazo para uma nova decisão poderá ser igual ou maior ao da primeira rodada.
  3. Rejeitado: O manuscrito não será publicado pela Revista já que as mudanças necessárias para o aceite do manuscrito são muito extensas ou por outros motivos pertinentes.

Casos de desacordo ou controvérsias serão discutidos entre os autores e a equipe editorial em busca da resolução de eventuais conflitos. Nesses casos, as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) serão seguidas, mas a decisão final caberá à equipe editorial da Revista.

Depois de Aceito

Após a decisão do(a) Editor(a) Associado(a) como “Aceito” o manuscrito será encaminhado para Editoração. O(a) Editor(a)-Chefe então designará um(a) editor(a) de leiaute. A diagramação dos manuscritos é realizada por uma empresa terceirizada. A versão diagramada do manuscrito é disponibilizada no sistema da Revista. Autores serão comunicados sobre a disponibilidade da versão diagramada e solicitados a sugerir correções ou aprovar a versão. Caso haja o envio de sugestões, diagramadores enviarão uma versão corrigida. Novamente, será solicitado que autores façam sugestões ou aprovem a versão.

O artigo será publicado imediatamente depois de aceitas as correções. Esta é a publicação oficial citável com o DOI, a qual comporá o volume em vigor da Revista. Assim, depois de finalizada a edição, o artigo poderá ser também citado pelo seu volume e paginação.

Prazos do Fluxo Editorial

O prazo estimado de tramitação da submissão passa a ser contado a partir da primeira sexta-feira após a submissão ser finalizada no sistema da Revista.

  1. Avaliação Inicial - Recepção da submissão: Editor(a) Chefe(a) encaminha para equipe editorial e designa Editores Adjuntos: até 10 dias
  2. Avaliação Inicial - Decisão sobre continuidade do processo editorial pelo(a) Editor(a) Adjunto(a) e encaminhamento para Editor(a) Associado(a), quando pertinente: até 20 dias
  3. Avaliação por Pares - Designação de avaliadores pelo(a) Editor(a) Associado(a): até 15 dias
  4. Avaliação por Pares - Aceite de emissão de parecer pelo avaliador ad hoc: até 10 dias
  5. Avaliação por Pares - Emissão de parecer pelo avaliador ad hoc: até 60 dias
  6. Avaliação por Pares - Após emissão de todos os pareceres, Editor(a) Associado(a) emite primeira decisão editorial: até 15 dias
  7. Se houver revisões requeridas, envio de nova versão pelos autores: até 21 dias
  8. Se aceito, Diagramação: até 7 dias
  9. Solicitação de envio de sugestões e correções pelos autores: até 7 dias
  10. Se houver nova rodada de diagramação: até 7 dias

Se necessário nova avaliação do manuscrito, repetem-se as etapas 3, 4, 5 e 6, além de seus respectivos prazos.

Prazo estimado para primeira decisão editorial: 130 dias.

Prazo estimado para publicação: Entre 130 e 190 dias.

Apresentação do Manuscrito

As submissões DEVEM ser realizadas pelo sistema da Revista com o envio dos seguintes documentos em arquivos separados e com todos os elementos a seguir:

  1. Carta de Submissão (ver modelo aqui)
  2. Folha de Rosto Identificada
    1. Título do manuscrito na língua do corpo do texto (português, inglês ou espanhol)
    2. Nome completo de todos os autores
    3. E-mail, link para o ORCiD, afiliação institucional e localização geográfica (i.e., cidade, estado e país) de todos os autores
    4. Indicação do(a) autor(a) para correspondência com apresentação de endereço físico completo (incluindo CEP).
    5. Declaração de Conflito de Interesses (vide seção “Conflitos de Interesses”). Caso diversos ou todos os autores não apresentem nenhum conflito de interesses isso pode ser afirmado em uma única frase (e.g., “[Autor A], [Autor B] e [Autor C] declaram não ter nenhum conflito de interesses”). Durante o processo de submissão do manuscrito também devem ser mencionados – por meio do sistema online de submissão ou por e-mail para o Corpo Editorial da Revista – conflitos de interesses relativos aos editores ou potenciais avaliadores do manuscrito.
    6. Identificação da contribuição de cada autor(a) na produção do manuscrito, de acordo com, por exemplo, o modelo do CRediT (https://credit.niso.org).
    7. Nota dos Autores indicando, se for o caso, financiamento, apresentação prévia em eventos científico, agradecimentos e se o manuscrito é baseado em trabalho acadêmico (dissertação, tese, monografia de conclusão de curso etc.).
  1. Manuscrito
    1. Título completo em português, inglês e espanhol
    2. Resumo em português, inglês (Abstract) e espanhol (Resumen) (máximo 150 palavras)
    3. Palavras-Chave em português, inglês e espanhol (no mínimo três e no máximo cinco, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula)
    4. Corpo do Texto (com divisões de acordo com a modalidade do manuscrito), incluindo figuras e tabelas (caso se aplique). A Revista incentiva o compartilhamento de dados brutos, códigos, protocolos e outros materiais complementares (e.g., instrumentos de coleta, vídeos do procedimento) que aumentem a replicabilidade e a transparência dos relatos. Recomendamos que os dados brutos sejam hospedados em repositórios bem estabelecidos (e.g., SciElO Data; ZENODO; ou Open Science Framework - OSF) e tenham seus links apresentados no manuscrito
    5. Referências
    6. Apêndices (caso se aplique)
  1. No caso de pesquisas empíricas (básicas, translacionais ou aplicadas, com humanos e/ou não-humanos), parecer consubstanciado do Comitê de Ética para Uso de Animais ou do Comitê de Ética em Pesquisa.
    1. Os autores podem justificar a ausência do parecer consubstanciado nos casos previstos na legislação (e.g., como previsto no Art. 1 da Resolução CNS 510/16).
  2. No caso de estudos de caso o parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa não é necessário, de acordo com o Art. 1 da Resolução CNS 510/16.
  3. Material Eletrônico Suplementar
    1. Revisões sistematizadas da literatura devem necessariamente incluir a lista de checagem PRISMA preenchida como material eletrônico suplementar apresentado como arquivo específico e identificado. Caso necessário, deve-se justificar na própria lista a ausência algum dos seus itens.

A Folha de Rosto Identificada e o Manuscrito devem ser apresentados digitados, em arquivos no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, com espaçamento duplo entre as linhas (distância entre linhas igual a 1 cm), fonte Times New Roman tamanho 12, página configurada para formato A4, com formatação de todas as margens com 2,54 cm e numeração das páginas incluída. Arquivos do manuscrito com no máximo 30 páginas (incluindo todas as suas partes) serão considerados o padrão aceito. Arquivos do manuscrito com mais de 30 páginas serão considerados exceções e serão avaliados com maior rigor em relação à concisão essencial à redação científica. Nesses casos, a presença de material redundante ou irrelevante implicará na rejeição da submissão já na Avaliação Inicial.

A ausência de quaisquer documentos descritos acima implicará na Rejeição do manuscrito durante a Avaliação Inicial. Detalhes sobre alguns dos elementos indicados acima são apresentados a seguir.

Citações e Referências

Os autores devem verificar cuidadosamente se as citações e referências seguem todas as normas do Manual de Publicação da APA (7ª Edição, 2020) e se todas as citações mencionadas no texto estão nas referências e vice-versa. Todas as referências devem conter, quando disponível, links do DOI ou de página da internet para o documento. Cabe aos autores verificarem a disponibilidade (se o documento possui ou não) e funcionamento dos links. Caso seja identificado a ausência ou não funcionamento dos links, estes serão apontados na Avaliação Inicial da submissão.

Figuras e Tabelas

Devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos no corpo do texto, em local sugerido pelos autores, sempre após sua menção no texto. Não enviar em páginas ou arquivos separados. As figuras e tabelas não devem exceder 11,5 x 17,5 cm e devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com o Manual de Publicação da APA (7ª Edição, 2020). Tanto as figuras como as legendas devem ser suficientemente informativas para serem compreendidas sem necessidade de recorrer ao texto.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.