Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos da submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O arquivo com o manuscrito não contém elementos que permitam a identificação dos autores.
  • O texto segue todos os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

A Revista publica pesquisas originais, artigos conceituais, revisões sistemáticas da literatura, relatos de caso. A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. O artigo será publicado na língua de escolha do autor: inglês, português ou espanhol.

Os artigos devem ser preparados obedecendo às normas do Publication Manual of the American Psychological Association (7ª Edição, 2020). Neste link, um guia rápido da APA Style (em Inglês).

A Editora-Chefe (ou Editor-Chefe) é responsável por receber os manuscritos submetidos e designar Editores Adjuntos que irão tomar uma decisão inicial sobre a viabilidade de encaminhar um manuscrito para avaliação por pares ou rejeitá-lo. Essa avaliação ocorre durante a primeira semana de cada mês. Por sua vez, o Editor Adjunto avalia a qualidade inicial dos manuscritos, decidindo se devem ser encaminhados para avaliação por pares e designando Editores Associados conforme necessário. O objetivo é garantir um processo de avaliação criterioso, concluído em até 3 semanas. Durante o processo de avaliação por pares, o artigo é encaminhado para dois revisores ad hoc, e um terceiro em caso de discordância entre os pareceres não dirimível pelo próprio Editor Associado.

A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final pela Equipe Editorial.

Processo de Avaliação pelos Pares

Uma vez recebido o manuscrito, ele passará por uma avaliação inicial quanto à adequação da submissão a todas as normas da revista (formatação, normas da APA e limite de páginas). Caso alguma norma não seja atendida ou se o manuscrito não estiver dentro do escopo da revista, o artigo será rejeitado, a submissão será arquivada e os autores serão comunicados. Caso os ajustes sejam pequenos, o editor responsável pode apenas pedir aos autores e autoras providenciarem os ajustes necessários e ressubmeter o manuscrito.

Se o manuscrito for aprovado nessa avaliação inicial, ele será designado a um dos editores associados que fará a tramitação da avaliação do artigo segundo o sistema de revisão cega por pares (double-blind review) com o apoio de pelo menos dois avaliadores ad hoc especialistas no tema do manuscrito.

Os avaliadores emitirão pareceres sobre o manuscrito avaliado, incluindo uma indicação de qual encaminhamento deve ser dado ao artigo. Quando o editor associado receber o parecer dos avaliadores ad hoc, ele emitirá uma decisão editorial, eventualmente acompanhada de um parecer feito pelo próprio editor. A decisão editorial pode ser:

  1. Artigo aceito: O artigo será publicado na revista após os demais procedimentos editoriais necessários.
  2. Revisões requeridas: O artigo poderá ser aceito desde que seja revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores. É dado um prazo padrão de 21 dias para envio das revisões, prazo este que pode ser estendido caso necessário.
  3. Submeter novamente para avaliação: O artigo poderá ser revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores, mas depois de revisado passará por uma nova rodada de avaliação por pareceristas ad hoc.
  4. Artigo recusado: Quando o editor associado entender que as mudanças necessárias para o aceite do manuscrito forem muito extensas ou se houver outros motivos que o editor considere pertinente o manuscrito não será publicado pela revista.

Casos de desacordo ou controvérsias serão discutidos entre os autores e a equipe editorial em busca da resolução de eventuais conflitos. Nesses casos, as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) serão seguidas, mas a decisão final caberá à equipe editorial da revista. 
Os autores devem conhecer e seguir todas as diretrizes apresentadas na seção Ética na Publicação.

Depois de Aceito

O artigo será publicado imediatamente depois de recebidas as correções da prova. Esta é a publicação oficial citável com o DOI. Encerrado o período para publicação do volume específico da RBTCC, todos os artigos passam a compor o volume recém-fechado. Assim, depois de finalizada a edição, o artigo poderá ser também citado pelo seu volume e paginação.

Apresentação do Manuscrito

A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. Sem esta cópia o manuscrito não iniciará o processo editorial. Os manuscritos poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Os manuscritos submetidos devem ser digitados no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, em espaço duplo (distância entre linhas igual a 1 cm), fonte Times New Roman, tamanho 12, não excedendo 80 caracteres por linha e devem conter no máximo 30 (trinta) páginas. Isto inclui além do texto, resumos, figuras, tabelas e anexos. A página deverá ser configurada para formato A4, com formatação de todas as margens com 2,54 cm. Referências e folha de rosto serão contadas a parte.

Como procedimento facultativo, incentivamos os autores a enviarem também uma lista à parte com os nomes dos revisores que poderão apresentar conflitos de interesse caso designados para a avaliação do manuscrito (ir em “Submeter um artigo” > “Transferência de um arquivo” > “Outro”).

Atenção 1 – O arquivo a ser enviado para avaliação deverá vir somente com o título do artigo (em português, espanhol e inglês) e sem identificação de autores e instituições. O processamento editorial não iniciará caso o artigo seja submetido com identificação dos autores.
Atenção 2  – Os manuscritos submetidos fora das normas da APA serão automaticamente arquivados. Como exemplos de manuscritos arquivados, considere as submissões sem o número dos DOIs em todos os artigos listados nas Referências.

1. Folha de Rosto com Identificação

A folha de rosto com identificação deverá conter: (1) o título do manuscrito nos três idiomas (português, espanhol e inglês); (2) o email e endereço institucional completo (inclusive com CEP) de um dos autores, que será o autor para correspondência; (3) caso os autores tenham cadastro no ORCID, os links para cada perfil; e (4) declarações sobre conflitos de interesses de cada autor - caso diversos ou todos os autores não apresentem nenhum conflito de interesse isso pode ser afirmado em uma única frase (e.g., “Autor A, Autor B e Autor C declaram não ter nenhum conflito de interesses”). Durante o processo de submissão do manuscrito também devem ser mencionados – por meio do sistema online de submissão ou por email para o Corpo Editorial da RBTCC – conflitos de interesses relativos aos editores ou potenciais avaliadores do manuscrito.

Por motivo da revisão cega por pares, a folha de rosto com identificação deverá ser necessariamente enviada como um arquivo a parte (ir em “submeter um artigo” > “transferência de um arquivo” > “folha de rosto com identificação”).

2. Folha de Rosto 

Deve conter somente o Título do manuscrito

  • Título
    Deve ser uma afirmação sucinta e clara sobre o conteúdo do artigo.

3. Resumo, Abstract e Resumen

O resumo deve ser redigido, obrigatoriamente, em português, inglês e espanhol, contendo até 150 palavras, e tem a finalidade de facilitar ao leitor a localização de artigos de seu interesse. 

O Resumo de uma Pesquisa Original deve conter: objetivos, método (amostra, principais instrumentos, procedimento), resultados e conclusões.

O Resumo de um Artigo Conceitual deve incluir: objetivo, importância da tese ou construto sob análise, fontes usadas (observação feita pelo autor, literatura publicada) e conclusões.

O Resumo de uma Revisão Sistemática da Literatura deve incluir: objetivos, método da revisão (banco de dados, período pesquisado, principais palavras chave), resultados e conclusões.

O Resumo de Estudos de Caso deve incluir: objetivo (descrição do caso ou a técnica), importância do tema, descrição da clínica ou tratamento, conclusões. 

Devem ser incluídas palavras-chave, em português, inglês e espanhol (no mínimo 3 e no máximo 5, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula).

4. Texto

4.1 Pesquisas Originais

A RBTCC tem seu foco principal na publicação de pesquisas originais. 
Os artigos devem conter as seguintes seções:

  • Introdução
    Tem a função de apresentar o conhecimento necessário que fundamento os objetivos da pesquisa. 
    A introdução identifica os temas principais que serão estudados, as referências importantes sobre o assunto e o objetivo do estudo. Deve identificar claramente a importância do problema e porque o estudo em questão é necessário.
  • Método
    Deve oferecer todos os detalhes que permitam a replicação do estudo. Descrever os participantes, os materiais ou instrumentos utilizados, as variáveis dependentes e independentes definidas operacionalmente, como os dados foram colhidos, quais procedimentos foram realizados e uma descrição detalhada do plano experimental.

Em caso de Ensaios clínicos deve descrever o tamanho da amostra, como esta foi calculada e as características clínico-demográficas relevantes para o entendimento da pesquisa. O fluxograma (CONSORT flow diagram) dos pacientes deve ser inserido.

Em caso de estudos com Metodologia de Caso Único descrever o desenho planejado, como foi feita a linha de base, em que momento as intervenções foram iniciadas e encerradas, que variáveis foram usadas e como foram medidas.

Desfechos primários e secundários: Definir operacionalmente como se sabe que o resultado foi ou não atingido.

Análise Estatística (em caso de uso): Descrever como a análise foi realizada e o nível de significância utilizado.

  • Resultados
    Descrever os achados pertinentes aos objetivos do estudo. Texto não deve repetir informações que constem de tabelas e figuras.
  • Discussão 
    Interpretar os achados e compará-los à literatura científica existente. Deve descrever os pontos fortes e as limitações do estudo. 
  • Conclusões
    Em poucas frases descrever os principais achados e contribuições do estudo. As conclusões devem estar solidamente apoiadas nos resultados do estudo. 

 

 4.2 Revisões Sistemáticas de Literatura

Deve seguir as normas propostas pelo “Prisma-Statement – Transparent Reporting of Systematic reviews and Meta-Analysis”.

  • Introdução
    Tem a função de apresentar o conhecimento necessário que fundamento os objetivos da pesquisa. 
    Deve descrever a importância de realizar a revisão.
    Deve mencionar em poucas frases o que a revisão pretende demonstrar.
  • Método
    Deve conter os seguintes itens: 
    Amostra: Descrever critérios para seleção dos artigos (inclusão e exclusão), 
    Procedimentos: Descrever como a revisão foi realizada, de modo que a replicação seja possível. Apresentar a equação booleana utilizada ou os principais termos usados na busca (no idioma em que foram usados), bancos de dados pesquisados, período pesquisado, participantes da revisão e sua função na mesma.
  • Resultados
    O fluxograma (PRISMA flow diagram) dos artigos encontrados deve ser inserido.
    Os artigos relevantes encontrados, sua qualidade e problemas metodológicos, principais conclusões devem ser apresentados. Texto não deve repetir informações que constem de tabelas e figuras.
  • Discussão
    Interpretar os achados e compará-los à literatura científica existente. Deve descrever os pontos fortes e as limitações da revisão.
  • Conclusões
    Em poucas frases descrever os principais achados e contribuições da revisão. 

4.3 Artigos Conceituais

  • Introdução
    Tem a função de apresentar o conhecimento necessário que fundamentem os objetivos do artigo conceitual.
  • Justificativa
    Deve descrever em uma frase a importância da reflexão sobre o tema, tese ou construto sob análise.
  • Objetivos
    Deve mencionar em poucas frases o que a reflexão ou análise pretende demonstrar.
  • Discussão
    Deve descrever as fontes usadas (observação feita pelo autor, literatura publicada), e a análise do tema ou construto.
  • Conclusões
    Apresentar resumidamente as principais conclusões e perspectivas que o estudo propõem.

4.4 Estudos de Caso

Deve seguir as diretrizes APA para estudo de caso e conter as seguintes seções:

  • Introdução
    Tem a função de apresentar o conhecimento necessário que fundamenta os objetivos do relato ou estudo do caso. Deve incluir o objetivo do estudo: descrição do caso, técnica ou aplicação que será apresentado. Relatar a importância deste estudo para a aplicação da análise do comportamento na área mencionada.
  • Descrição do Caso ou Relato da Aplicação
    Apresentar o que foi realizado, aspectos clínicos, tratamentos ou procedimentos realizados. Deve apresentar verbatim de vinheta clínica, com recortes que evidenciam os trechos relevantes.
  • Resultados Obtidos 
    Deve apresentar medidas de resultados. 
  • Conclusões

4.5 Tradução de Artigo Clássico

Tradução de artigos considerados fundamentais para a área de interesse dos leitores da RBTCC. Deverá apresentar autorização expressa em carta pelos indexadores, associações científicas ou ainda pelas bibliotecas detentoras dos direitos autorais e/ou de comercialização. Não aceitaremos autorizações com limite de circulação (ou seja, número máximo de downloads, visualizações, compartilhamentos, ou acessos de querquer natureza). A decisão sobre o mérito da relevância para tradução sugerida competirá aos membros do corpo editorial.

4.6 Relatórios Breves de Pesquisadores Internacionais

O objetivo desta submissão é apoiar a pesquisa de pesquisadores internacionais, particularmente de estudantes de pós-graduação ou analistas do comportamento no início da carreira. Os Relatórios Breves Internacionais descrevem resultados preliminares ou finais da pesquisa comportamental. Pode incluir estudos excepcionais apresentados na forma de pôsteres ou simpósios em conferências regionais ou nacionais. Todas as submissões nesta categoria terão um processo acelerado projetado para facilitar a disseminação internacional. Os resumos não devem ter mais de 100 palavras. O corpo do manuscrito deve incluir um breve resumo da literatura, uma seção de método detalhada, resultados preliminares ou finais e uma breve discussão. Todo o manuscrito deve ter entre 6 a 12 páginas, incluindo resumo, referências e figuras.



5. Referências

Os autores devem verificar cuidadosamente se as referências seguem as normas de publicação da APA (7ª. Edição, 2020) e se todas as referências mencionadas no texto estão nas referências e vice-versa.

6. Figuras e Tabelas

Devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos, uma em cada página. As figuras e tabelas não devem exceder 11,5 x 17,5 cm. Os títulos das tabelas devem ser colocados no alto das mesmas em letras minúsculas e indicando o seu conteúdo. Os títulos das figuras devem ser apresentados abaixo das mesmas. Tanto as figuras como as legendas devem ser suficientemente informativas para serem compreendidas sem necessidade de recorrer ao texto. As figuras e tabelas deverão vir no mesmo arquivo do manuscrito com título e numeração, após a seção de referências, sendo dispostas uma por página. Não enviar em arquivos separados. Os autores deverão indicar no corpo do manuscrito onde cada figura e tabela deverá ser disposta.

Artigos Conceituais

Artigos que discutem temas conceituais em Análise do Comportamento

Seção Especial: Saúde mental e o enfrentamento da pandemia

Em 2020, a Organização Mundial de Saúde alterou o grau de severidade da COVID-19 para a classificação de pandemia, em função das altas taxas de infecções e óbitos, com inúmeros impactos para os sistemas de saúde, social, e econômico nos países de todos os continentes (WHO, 2020). Levantamentos realizados durante a fase inicial da pandemia documentaram efeitos que ocorreram durante e após períodos de quarentena e distanciamento social como, por exemplo, medo de contaminação, pânico, estigmatização e exclusão social de pacientes, sobreviventes e familiares, irritabilidade, insônia, mau-humor, raiva, luto, e exaustão emocional (Brooks et al, 2020; Zhang et al., 2020), bem como prejuízos em indicadores específicos como depressão, estresse, e ansiedade (Clabaug et al., 2020; Ma Z et al., 2020; Maia & Dias, 2020).

Os esforços iniciais das Ciências do Comportamento no contexto da pandemia se concentraram em análises teóricas, de revisão de literatura e de disseminação de boas práticas em saúde, tanto em meios acadêmicos/científicos, quanto de disseminação de conhecimento científico em meios de comunicação.

No momento presente, questionamentos surgem quanto às contribuições das Ciências do Comportamento para o enfrentamento da pandemia e pós-pandemia, sobretudo, no âmbito das pesquisas aplicadas.

Nesse contexto, a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, editada pela Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC), convida a todos a submeterem manuscritos ao seu volume especial SAÚDE MENTAL E ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO, a ser publicado no ano de 2023.



Instruções:

Os autores interessados devem realizar a submissão normalmente por meio do sistema online da RBTCC, mas devem indicar, durante a submissão e também na Folha de Rosto com Identificação, tratar-se de submissão para o volume especial SAÚDE MENTAL E ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO

A tramitação dos manuscritos seguirá as normas e procedimentos utilizados regularmente pela RBTCC.

Serão aceitos manuscritos nas modalidades de Pesquisas Originais, Revisões Sistemáticas da Literatura e Estudos de Caso.

O prazo de submissão é de 10/09/2022 a 10/12/2022.



Referências

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: Rapid review of the evidence. The Lancet, 395(10227), 912–920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Clabaugh, A., Duque, J. F., & Fields, L. J. (2021). Academic stress and emotional well-being in United States college students following onset of the COVID-19 pandemic. Frontiers in Psychology, 12, 628-787. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.628787

Ma Z, Zhao J, Li Y, Chen D, Wang T, Zhang Z, Chen Z, Yu Q, Jiang J, Fan F, Liu X. (2020). Mental health problems and correlates among 746 217 college students during the coronavirus disease 2019 outbreak in China. Epidemiol Psychiatr Sci, 13-29 doi: 10.1017/S2045796020000931.

Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de psicologia (Campinas), 37. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

World Health Organization. (2020). Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. Geneva: Author. Retrieved from https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.
pdf

Relatórios Breves de Pesquisadores Internacionais

O objetivo desta submissão é apoiar a pesquisa de pesquisadores internacionais, particularmente de estudantes de pós-graduação ou analistas do comportamento no início da carreira. Os Relatórios Breves Internacionais descrevem resultados preliminares ou finais da pesquisa comportamental. Pode incluir estudos excepcionais apresentados na forma de pôsteres ou simpósios em conferências regionais ou nacionais. Todas as submissões nesta categoria terão um processo acelerado projetado para facilitar a disseminação internacional. Os resumos não devem ter mais de 100 palavras. O corpo do manuscrito deve incluir um breve resumo da literatura, uma seção de método detalhada, resultados preliminares ou finais e uma breve discussão. Todo o manuscrito deve ter entre 6 a 12 páginas, incluindo resumo, referências e figuras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.