Ensino por tentativas discretas: Revisão sistemática dos estudos sobre treinamento com vídeo modelação
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i3.1215Palavras-chave:
ensino por tentativas discretas, treinamento, videomodelação, análise do comportamento aplicada, autismoResumo
As intervenções baseadas na ABA (Análise do Comportamento Aplicada) consistem em uma das principais intervenções com evidências de eficácia no transtorno do espectro autista (TEA). O procedimento de ensino por tentativas discretas (DTT) é amplamente utilizado no tratamento do TEA, e seu treinamento é frequentemente necessário para viabilizar as intervenções ABA. Este artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática dos estudos que utilizaram a videomodelação (VM) no treinamento de profissionais e paraprofissionais para implementar DTT. Os termos “staff training”, “parent training” e “caregiver training”
foram individualmente combinados com os termos “video modeling” e “discrete trial” gerando três combinações de buscas nas bases de dados da Pubmed, Scielo, Redalyc e Lilacs. Depois de aplicados os critérios de inclusão, sete estudos foram analisados a partir de cinco categorias. Os resultados indicaram que o treinamento com VM é eficaz e com potencial para ser empregado em larga escala e com menor custo.
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