O contexto da supervisão grupal: ambiente para formação de terapeutas e de supervisores

Autores

  • Fernanda Rizzi Bitondi Psicolog
  • Andreza Cristiana Ribeiro Psicolog
  • Juliana Sétem Psicolog

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i1.491

Palavras-chave:

terapia comportamental, supervisão, formação, habilidades terapêuticas

Resumo

A literatura descreve várias habilidades necessárias a um terapeuta comportamental, no entanto pouco se discute sobre o processo de formação de um supervisor. O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência realizada em uma Especialização em Terapia Cognitiva e Comportamental, no interior de São Paulo, na formação de um supervisor-aprendiz. O supervisor-aprendiz acompanhou as supervisões, leu os relatórios e participou nas discussões dos casos. Buscou-se na literatura da Análise do Comportamento os aspectos necessários na formação de um terapeuta e comparou-se com o que foi observado através desta experiência, no que diz respeito às diferenças e semelhanças nas habilidades e nas contingências que permeiam o comportamento de cada um destes personagens (supervisor-experiente, supervisor-aprendiz e aluno). A partir desta experiência, observou-se que o ambiente da supervisão grupal pode auxiliar tanto no processo de formação de terapeutas, como também de supervisores-aprendizes, mas esta temática ainda requer o desenvolvimento de pesquisas mais sistematizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/07/2012

Como Citar

Bitondi, F. R., Ribeiro, A. C., & Sétem, J. (2012). O contexto da supervisão grupal: ambiente para formação de terapeutas e de supervisores. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 14(1), 31–37. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i1.491

Edição

Seção

Pesquisas originais