O contexto da supervisão grupal: ambiente para formação de terapeutas e de supervisores

Autores/as

  • Fernanda Rizzi Bitondi Psicolog
  • Andreza Cristiana Ribeiro Psicolog
  • Juliana Sétem Psicolog

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i1.491

Palabras clave:

terapia comportamental, supervisão, formação, habilidades terapêuticas

Resumen

A literatura descreve várias habilidades necessárias a um terapeuta comportamental, no entanto pouco se discute sobre o processo de formação de um supervisor. O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência realizada em uma Especialização em Terapia Cognitiva e Comportamental, no interior de São Paulo, na formação de um supervisor-aprendiz. O supervisor-aprendiz acompanhou as supervisões, leu os relatórios e participou nas discussões dos casos. Buscou-se na literatura da Análise do Comportamento os aspectos necessários na formação de um terapeuta e comparou-se com o que foi observado através desta experiência, no que diz respeito às diferenças e semelhanças nas habilidades e nas contingências que permeiam o comportamento de cada um destes personagens (supervisor-experiente, supervisor-aprendiz e aluno). A partir desta experiência, observou-se que o ambiente da supervisão grupal pode auxiliar tanto no processo de formação de terapeutas, como também de supervisores-aprendizes, mas esta temática ainda requer o desenvolvimento de pesquisas mais sistematizadas.

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Publicado

2012-07-04

Cómo citar

Bitondi, F. R., Ribeiro, A. C., & Sétem, J. (2012). O contexto da supervisão grupal: ambiente para formação de terapeutas e de supervisores. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 14(1), 31–37. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i1.491

Número

Sección

Pesquisas originais