Efeitos do feedback instrucional sobre a aquisição de repertórios múltiplos em crianças com autismo
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1739Palavras-chave:
transtorno do espectro autista, alvo primário, alvos secundários, feedback instrucionalResumo
O feedback instrucional (FI) pode aumentar a eficiência no ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pode ser uma informação adicional na porção consequente da contingência de ensino de um repertório (alvo primário). Outras habilidades (alvos secundários) podem emergir a partir disso. O objetivo deste estudo foi medir os efeitos do ensino de tato simples com FI sobre a emergência de quatro outros repertórios em quatro crianças com TEA. Elas não tinham experiência prévia com FI. Os novos repertórios emergiram totalmente para uma criança e parcialmente para outra. Não houve efeito de emergência nas outras duas crianças. Os resultados foram discutidos quanto ao potencial do FI em estabelecer alvos secundários múltiplos sem ensino direto, mas alternativas são importantes para crianças com as quais o procedimento não é eficiente. Foi concluído que o FI pode ser uma abordagem eficiente para algumas crianças com TEA.
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