Uma homenagem a João Claudio Todorov

O luto e a morte na perspectiva da Análise do Comportamento

Autores

  • Ana Karina Curado Rangel de Farias Centro de Atenção Multiprofissional (CaMtos); Consultoria e Treinamento em Análise do Comportamento Ltda (EncaMtos)
  • Flávia Nunes Fonseca Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Lorena Bezerra Nery Eixo Norte; Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Ana Elisa Valcacer-Coelho AEC Psicologia
  • Cristiano Coelho Pontifícia Universidade Católica de Goiás; AEC Psicologia
  • Reginaldo Pedroso Universidade Federal de Rondônia
  • Samuel de Araujo Fonseca Universidade Estadual do Piauí; Consultoria e Treinamento em Análise do Comportamento Ltda (EncaMtos)
  • Matheus Andrade Universidade Estadual do Piauí; Consultoria e Treinamento em Análise do Comportamento Ltda (EncaMtos)
  • Bárbara Adrielle Gomes da Silva Universidade Estadual do Piauí; Consultoria e Treinamento em Análise do Comportamento Ltda (EncaMtos)
  • Karla Cristina Nunes Félix Gomes Consultoria e Treinamento em Análise do Comportamento Ltda (EncaMtos); Centro de Atenção Multiprofissional (CaMtos); Clínica ABA-SER
  • Louanne Emanuelle Rufino de Almeida Universidade Estadual do Piauí; Instituto Dom Barreto
  • Hellen Ormond Centro de Atenção Multiprofissional (CaMtos)
  • Vivian Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Viviane Alonso de Paula Sperandio

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1687

Palavras-chave:

luto, morte, Análise do Comportamento, Análise Comportamental Clínica, Todorov

Resumo

Abordar os temas morte e luto não é tarefa fácil, embora imprescindível para psicólogos. Esses assuntos se tornam ainda mais relevantes em situações de grande crise (como num contexto de pandemia) e, também, quando falamos da morte de pessoas famosas, por conta da comoção gerada pela perda. O luto é um processo comportamental complexo e, em seu tratamento, o indivíduo deverá aceitar a realidade da perda e aprender a viver em um mundo sem a presença física daquela pessoa, entrando em contato com novos reforçadores. A redação deste artigo foi motivada pela triste partida de João Claudio Todorov, analista do comportamento, professor, gestor, divulgador da ciência. Sua trajetória foi e continuará sendo inspiradora a analistas dos comportamentos por muito tempo e, por isso, é brevemente mencionado no artigo em seguir. Esperamos manter contato com seu legado, e que isso continue a influenciar tantos profissionais de nossa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karina Curado Rangel de Farias, Centro de Atenção Multiprofissional (CaMtos); Consultoria e Treinamento em Análise do Comportamento Ltda (EncaMtos)

Possui Graduação em Psicologia (1998) e Mestrado em Psicologia, Processos Comportamentais, pela Universidade de Brasília (2001). Atua principalmente nos temas Análise Comportamental Clínica, comportamento social e Psicologia da Saúde. É co-organizadora dos três volumes de "Skinner vai ao cinema" (Instituto Walden4) e de e "Teoria e formulação de casos em Análise Comportamental Clínica" (Artmed, 2018). É organizadora de "Análise Comportamental Clínica: Aspectos Teóricos e Estudos de Caso" (Artmed, 2010), e de "Ciências da Saúde: O trabalho de equipes multiprofissionais" (Juruá, 2019).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19/12/2022

Como Citar

de-Farias, A. K. C. R., Fonseca, F. N., Nery, L. B., Valcacer-Coelho, A. E., Coelho, C., Pedroso, R., Fonseca, S. A., Andrade, M., Silva, B. A. G., Gomes, K. C. N. F., Almeida, L. E. R., Ormond, H., Figueiredo, V., & Sperandio, V. A. P. (2022). Uma homenagem a João Claudio Todorov: O luto e a morte na perspectiva da Análise do Comportamento. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–16. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1687

Edição

Seção

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento