A presença de J. J. Rousseau em Tecnologia do ensino, de B. F. Skinner

Autores/as

  • Cláudio Braz
  • Maria Eliza Mazzilli-Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.229

Palabras clave:

B. F. Skinner, J. J. Rousseau, Tecnologia do ensino, The technology of teaching

Resumen

Ao tratar de educação e ensino em The technology of teaching (1968), Skinner considera as idéias de vários pensadores, entre eles Rousseau, que menciona em mais da metade dos capítulos do livro. Neste artigo, buscou-se analisar em que contexto Skinner cita Rousseau, em relação a quais temas, qual o papel das citações e qual a sua posição em relação àquilo que cita de Rousseau. Com base na leitura completa da edição original da obra, foram identificadas as menções de Skinner a Rousseau, que foram, então, analisadas. Verificou-se que a posição de Skinner em relação ao que cita de Rousseau é negativa em cerca de metade dos casos, e positiva na outra metade. Os casos em que a posição de Skinner é negativa, com uma única exceção, referem-se ao uso de contingências de reforçamento arranjadas versus naturais. Os casos em que sua posição é positiva referem-se a uma maior variedade de temas.

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Publicado

2008-12-19

Cómo citar

Braz, C., & Mazzilli-Pereira, M. E. (2008). A presença de J. J. Rousseau em Tecnologia do ensino, de B. F. Skinner. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 10(2), 239–251. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.229

Número

Sección

Pesquisas originais