Causa e Comportamento
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v27i1.1881Palavras-chave:
Causalidade, Método científico, Análise do Comportamento, Operações estabelecedorasResumo
A prática de pesquisa e intervenção de analistas do comportamento implica assumir pressupostos de causa e de comportamento. O texto apresenta diferentes tradições de pensamento que culminaram em diferentes definições de causalidade ao longo da história ocidental, entre elas a doutrina escolástica, o método científico e a análise experimental do comportamento. Para a Escolástica, a causa é remota, imanente no efeito e eficiente. Contrapõe-se ao método científico inaugurado por Galileu Galilei, que aponta as contingências da natureza na busca do conhecimento, rejeita os aspectos subjetivos e valoriza a observação e a mensuração. O objetivo do texto é avaliar a concepção de causa da Análise do Comportamento, formulada principalmente por B. F. Skinner, enquanto proposta científica, com implicações para os analistas do comportamento. Sugere-se que algumas concepções de causalidade sejam adotadas em detrimento de outras, que podem ser abandonadas.
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