Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- Os arquivos da submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O arquivo com o manuscrito não contém elementos que permitam a identificação dos autores.
- O texto segue todos os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
Estudos de Caso
Análises sobre a aplicação profissional da Análise do Comportamento, das Terapias Comportamentais, Cognitivas e Contextuais, da Medicina Comportamental e de outras áreas profissionais correlatas em quaisquer contextos. Os manuscritos devem justificar claramente o ineditismo e a contribuição científica do trabalho. Não serão aceitos manuscritos que não apresentem novidades científicas. Apresentar a demanda de intervenção, os procedimentos realizados e os resultados produzidos detalhadamente. Deve apresentar, por exemplo, nos casos de intervenções em psicoterapia, verbatim de vinheta clínica, com recortes que evidenciam os trechos relevantes. É necessário operacionalizar todas as variáveis dependentes e descrever detalhadamente como foram medidas e quais foram todos os seus resultados. Também não serão aceitos trabalhos com (i) relatos de experiência nos quais são apenas narradas experiências vivenciadas por profissionais, estudantes ou pesquisadores durante sua atuação; ou (ii) relatos de caso narrativos, isto é, sem descrição detalhada dos procedimentos realizados e medidas válidas e fidedignas dos resultados produzidos. Experimentos de caso único são considerados pesquisa original (vide acima) e não estudos de caso. O manuscrito deve apresentar as seguintes seções: introdução; método; resultados; e discussão.
Revisões sistematizadas de literatura
Estudos que organizam, integram e avaliam material publicado anteriormente de forma sistematizada, considerando a evolução das pesquisas para o esclarecimento de um problema (APA, 2012). O manuscrito de uma revisão sistematizada da literatura (com ou sem metanálise) deve descrever sistematicamente seus procedimentos de busca, seleção e análise, além de seus resultados. O manuscrito de uma revisão sistematizada da literatura deve basear-se – inclusive em relação à divisão do texto em seções – nas diretrizes mais recentes do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) para revisões sistemáticas da literatura, para revisão de escopo ou para protocolo. A Revista requer o envio, na submissão, de uma dessas três listas de checagem PRISMA completamente preenchida, com justificativas no caso de itens ausentes no texto. Não é necessário atender a todos os itens da lista de checagem escolhida, porém os itens ausentes devem ser devidamente justificados. Outros tipos de revisões (integrativas, narrativas etc.) só serão aceitos em seções especiais, quando indicado explicitamente em sua chamada.
Artigos históricos, interpretativos, teóricos, conceituais ou de discussão profissional
Descrição, análise e/ou crítica de processos históricos pertinentes ao foco e escopo da Revista. Apresentação de interpretações de fenômenos ou temas diversos, pertinentes ao foco e escopo da Revista, inclusive na interface com outras disciplinas (Antropologia, Sociologia, Economia, Psicologia, Administração, Políticas Públicas etc.). Discussão de conceitos, teorias, questões profissionais ou da prática pertinentes ao foco e escopo da Revista. Artigos conceituais devem explicitar de que modo o manuscrito ampliará os conceitos sob investigação. O manuscrito deve apresentar a literatura da área, o problema de pesquisa e o desenvolvimento argumentativo que vise expandir o conhecimento sobre os fenômenos sob investigação, organizando o texto em seções de acordo com os seus objetivos.
Pesquisas empíricas (básicas, translacionais ou aplicadas, com humanos e/ou não-humanos)
Relatos originais de pesquisas empíricas envolvendo dados primários ou secundários. São especialmente bem-vindos experimentos de caso único ou de comparação entre grupos, ensaios controlados randomizados e pesquisas aplicadas experimentais relativas a qualquer área ou atividade humana. O manuscrito deve apresentar as seguintes seções: introdução; método; resultados; e discussão.
Artigos metodológicos ou notas técnicas
Trabalhos cujo objetivo principal é a apresentação ou crítica de equipamentos, instrumentos, softwares, métodos ou técnicas de produção e/ou análise de dados para a condução de pesquisas pertinentes ao foco e escopo da Revista. Devem ser discutidas as implicações para a pesquisa na área. O manuscrito deve ser organizado em seções as quais melhor atendam aos seus objetivos.
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Direito Autoral
A Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC), em conformidade com suas políticas de incentivo ao Acesso Aberto, disponibiliza suas publicações a partir de maio de 2025 sob uma licença Creative Commons CC BY, a qual “permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original” (conferir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Publicações anteriores foram disponibilizadas sob suas respectivas licenças, conforme especificado por escrito dentro do formato digital da versão final de cada publicação.
Política de Arquivamento, Compartilhamento e Reutilização de Texto Não Publicado (Preprint), Manuscrito Aceito e Versão Final Publicada
A contribuição dos autores para a Revista tem três versões, definidas abaixo e que podem ser arquivadas, compartilhadas e reutilizadas sob as seguintes condições:
- Um texto não publicado ou preprint (ou ainda submissão original) é a versão do artigo dos autores antes da revisão por pares. Antes da aceitação para publicação, os autores detêm o direito de disponibilizar uma versão preprint do seu artigo: em seu próprio site pessoal; ou em um servidor de preprint em conformidade legal, tais como Scielo (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo) PsyArXiv (https://osf.io/preprints/psyarxiv). Depois que o artigo for publicado, os autores devem atualizar a nota dos autores no preprint e fornecer um link para a versão definitiva na página da Revista, acrescentando o texto: “Esta é uma versão preprint de um artigo publicado na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. A versão final autenticada está disponível on-line em: https://doi.org/[inserir DOI]”. A Revista incentiva a publicação de preprints em servidores de preprint, páginas dos autores ou páginas institucionais e a comunicação aberta entre pesquisadores, seja em servidores de preprint da comunidade ou em plataformas de comentários de preprint. A publicação de preprints não é considerada publicação prévia e não comprometerá a consideração do manuscrito para publicação na Revista. Os autores devem explicitar detalhes da publicação em preprint – incluindo DOI e termos de licenciamento – durante a submissão do manuscrito ou em qualquer outro momento durante o processo de publicação na Revista.
- Um manuscrito aceito é a versão aceita para publicação na Revista após a revisão por pares, mas antes da edição e diagramação, que pode ser disponibilizada sob as seguintes condições:
(i) em seu próprio site pessoal, imediatamente após a aceitação,
(ii) para divulgação pública, após 12 meses desde a primeira publicação ("Período de Embargo"), em qualquer um dos seguintes meios: a página interna do seu empregador; nos repositórios de sua instituição e/ou de financiadores. Os manuscritos aceitos também podem ser depositados em tais repositórios imediatamente após a aceitação, desde que não sejam disponibilizados ao público até depois do Período de Embargo.
O seguinte reconhecimento deve ser incluído, juntamente com um link para a versão publicada na página da Revista: “Esta é uma versão pós-revisão por pares, pré-diagramação de um artigo publicado na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. A versão final autenticada está disponível online em: https://doi.org/[inserir DOI]”.
- A versão final publicada (em PDF) é o PDF editado e diagramado pela Revista, a mesma versão publicada na página da Revista. Ela pode ser arquivada em repositórios institucionais ou de financiadores e pode ser disponibilizado ao público imediatamente.