Cuidados parentais e desenvolvimento socioemocional na infância e na adolescência: uma perspectiva analítico-comportamental

Autores

  • Patrícia Alvarenga Alvarenga UFBA
  • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber UFPR
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i1.827

Palavras-chave:

parentalidade, desenvolvimento infantil, contingencias, apego, problemas de comportamento

Resumo

Este estudo propõe uma interpretação analítico-comportamental de construtos da Psicologia do Desenvolvimento referentes ao comportamento parental e de suas relações com características do desenvolvimento de bebês, crianças na fase pré-escolar e escolar, e adolescentes. O conceito de responsividade sensível, foi articulado ao conceito de contingência tríplice e às noções de efeito de prazer e de efeito de fortalecimento das contingências de reforçamento. Os problemas de comportamento de pré-escolares e escolares e suas relações com os cuidados parentais foram discutidos, enfatizando a análise das funções das queixas comportamentais infantis, que pode ser beneficiada pela adoção do conceito de habilidades sociais educativas parentais. A tipologia dos estilos parentais foi interpretada em uma perspectiva behaviorista, considerando os padrões comportamentais característicos de cada estilo e seu impacto sobre o desenvolvimento de adolescentes. A sensibilidade dos pais às contingências vigentes na interação pais-filhos, parece destacar-se como um aspecto crucial nas três etapas do desenvolvimento examinadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10/06/2016

Como Citar

Alvarenga, P. A., Weber, L. N. D., & Bolsoni-Silva, A. T. (2016). Cuidados parentais e desenvolvimento socioemocional na infância e na adolescência: uma perspectiva analítico-comportamental. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 18(1), 4–21. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i1.827

Edição

Seção

Pesquisas originais