Aprendizagem de discriminação auditivo-visual a partir de uma única tentativa de exclusão com objetos tridimensionais
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i3.813Palavras-chave:
responder por exclusão, aprendizagem, análise do comportamentoResumo
O responder por exclusão é um padrão consistente de comportamento descrito como a tendência em selecionar o objeto indefinido, entre outros definidos, diante de um nome indefinido. Como a relação nome-objeto nem sempre se mantém após uma tentativa, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito da apresentação de características do objeto indefinido na aprendizagem. Foi solicitado que os participantes (10 crianças de 24 a 34 meses) selecionassem brinquedos correspondentes às palavras ditadas, dentre um conjunto (linha de base com objetos e palavras definidos); então, eram conduzidas sondas de exclusão e de verificação de aprendizagem. Características específicas dos objetos indefinidos eram demonstradas antes das sondas na Condição Com Demonstração (CD) e não ocorriam na Condição Sem Demonstração (SD). Oito crianças responderam por exclusão em todas as sondas; não houve diferenças significativas entre as condições na aprendizagem. Os dados sugerem que a demonstração de características do objeto não contribui para a aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer outros meios, requer autorização do Editor.
Política de Arquivamento, Compartilhamento e Reutilização de Texto Não Publicado (Preprint), Manuscrito Aceito e Versão Final Publicada
A contribuição dos autores para a RBTCC tem três versões, definidas abaixo e que podem ser arquivadas, compartilhadas e reutilizadas sob as seguintes condições:
1. Um texto não publicado ou preprint (ou ainda submissão original) é a versão do artigo do autor antes da revisão por pares. Antes da aceitação para publicação, o(s) autor(es) detém(êm) o direito de disponibilizar uma versão preprint do seu artigo: em seu próprio site pessoal; ou em um servidor de preprint em conformidade legal, tal como PsyArXiv e arXiv. Depois que o artigo for publicado, o(s) autor(es) deve(m) atualizar a nota do autor no preprint e fornecer um link para a versão definitiva na página da RBTCC, acrescentando o texto: “Esta é uma versão preprint de um artigo publicado na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. A versão final autenticada está disponível on-line em: https://doi.org/[inserir DOI]”. A RBTCC incentiva a publicação de preprints em servidores de preprint, páginas dos autores ou páginas institucionais e a comunicação aberta entre pesquisadores, seja em servidores de preprint da comunidade ou em plataformas de comentários de preprint. A publicação de preprints não é considerada publicação prévia e não comprometerá a consideração do manuscrito para publicação na RBTCC. Os autores devem explicitar detalhes da publicação em preprint – incluindo DOI e termos de licenciamento – durante a submissão do manuscrito ou em qualquer outro momento durante o processo de publicação na RBTCC.
2. Um manuscrito aceito é a versão aceita para publicação na RBTCC após a revisão por pares, mas antes da edição e diagramação, que pode ser disponibilizada sob as seguintes condições:
(i) em seu próprio site pessoal, imediatamente após a aceitação,
(ii) para divulgação pública, após 12 meses desde a primeira publicação ("Período de Embargo"), em qualquer um dos seguintes meios: a página interna do seu empregador; nos repositórios de sua instituição e/ou de financiadores. Os manuscritos aceitos também podem ser depositados em tais repositórios imediatamente após a aceitação, desde que não sejam disponibilizados ao público até depois do Período de Embargo.
O seguinte reconhecimento deve ser incluído, juntamente com um link para a versão publicada na página da RBTCC: “Esta é uma versão pós-revisão por pares, pré-diagramação de um artigo publicado na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. A versão final autenticada está disponível online em: http://dx.doi.org/[inserir DOI]”.
3. A versão final publicada (em PDF) é o PDF editado e diagramado pela RBTCC, a mesma versão publicada na página da revista. Ela pode ser arquivada em repositórios institucionais ou de financiadores e pode ser disponibilizado ao público imediatamente.
Quaisquer termos de reutilização para usuários de sites e repositórios (onde são publicados seus preprints ou manuscritos aceitos) são restritos a usos não comerciais e não derivativos.
Os autores não podem republicar ou traduzir qualquer versão de sua contribuição em outro periódico sem a permissão prévia do Editor Chefe da RBTCC.