Aprendizagem de discriminação auditivo-visual a partir de uma única tentativa de exclusão com objetos tridimensionais

Autores

  • Beatriz Francisco Barbosa USPRP
  • Geovana Figueira Gomes
  • Aline Aceituno da Costa USPRP
  • Andréia Schmidt USPRP

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i3.813

Palavras-chave:

responder por exclusão, aprendizagem, análise do comportamento

Resumo

O responder por exclusão é um padrão consistente de comportamento descrito como a tendência em selecionar o objeto indefinido, entre outros definidos, diante de um nome indefinido. Como a relação nome-objeto nem sempre se mantém após uma tentativa, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito da apresentação de características do objeto indefinido na aprendizagem. Foi solicitado que os participantes (10 crianças de 24 a 34 meses) selecionassem brinquedos correspondentes às palavras ditadas, dentre um conjunto (linha de base com objetos e palavras definidos); então, eram conduzidas sondas de exclusão e de verificação de aprendizagem. Características específicas dos objetos indefinidos eram demonstradas antes das sondas na Condição Com Demonstração (CD) e não ocorriam na Condição Sem Demonstração (SD). Oito crianças responderam por exclusão em todas as sondas; não houve diferenças significativas entre as condições na aprendizagem. Os dados sugerem que a demonstração de características do objeto não contribui para a aprendizagem.

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Publicado

06/04/2016

Como Citar

Barbosa, B. F., Gomes, G. F., da Costa, A. A., & Schmidt, A. (2016). Aprendizagem de discriminação auditivo-visual a partir de uma única tentativa de exclusão com objetos tridimensionais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 17(3), 22–37. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i3.813

Edição

Seção

Pesquisas originais