Controle de Respostas de Ansiedade em Universitários em Situações de Exposições Orais
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v6i2.56Palavras-chave:
Ansiedade excessiva, apresentações orais, estudantes universitários, Excessive anxiety, oral presentations, university studentsResumo
O presente estudo teve o objetivo de reduzir a ansiedade excessiva em universitários durante exposições orais em sala de aula. É sabido que a ansiedade excessiva causa grande desconforto e tem conseqüências negativas no desempenho acadêmico, podendo levar à evasão escolar. Cinco alunas universitárias de vários cursos, com idades entre 20 e 40 anos, participaram da pesquisa. O nível de ansiedade de cada participante foi avaliado por três medidas: (a) Escala de Medo de Avaliação Negativa (Fear of Negative Evaluation-FNE); (b) IDATE - Inventário de Ansiedade ATraço e Inventário de Ansiedade A-Estado; e (c) Medida de Freqüência Cardíaca em situações estruturadas. Controle experimental foi obtido utilizando um Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Participantes. A intervenção incluiu vários procedimentos: preleção e leitura de textos didáticos, treinamento em relaxamento, exercícios de respiração, reestruturação cognitiva, treinamento em habilidades sociais com ênfase em habilidades para apresentações em público e aprovação social da adesão às recomendações. Os procedimentos ajudaram a reduzir todos os escores nas medidas de ansiedade utilizadas, com exceção da medida fisiológica da Freqüência Cardíaca que sofreu poucas alterações. Os relatos verbais das participantes foram registrados durante todo o estudo e indicaram que a terapia as ajudou a alcançar uma importante melhora na qualidade de vida acadêmica e social.Downloads
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