Verbalizações de terapeuta e cliente e estabelecimento de relações na evolução de uma terapia analítico analítico-comportamenta comportamental.

Autores

  • João Ilo Coelho Barbosa
  • Emmanuel Zagury Tourinho

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v11i2.411

Palavras-chave:

Categorização de verbalizações, Terapia analítico-comportamental, Interação terapêutica

Resumo

O estudo envolveu o acompanhamento de um caso clínico atendido por uma terapeuta analíticocomportamental, com o objetivo de identificar, categorizar e analisar as funções básicas das verbalizações do terapeuta, além de analisar as verbalizações de terapeuta e cliente quanto às relações estabelecidas entre respostas do cliente fora da sessão e eventos ambientais antecedentes e subsequentes a estas. A análise das verbalizações da terapeuta foi feita com base em categorias relativas às funções básicas das verbalizações de terapeuta (FBVT) e também foram, juntamente com as verbalizações da cliente, analisadas a partir de categorias de análise, que especificavam se o interlocutor estabelecia relações entre uma resposta da cliente e eventos antecedentes e/ou subseqüentes. A análise dos resultados mostrou que a terapeuta não apresentou um modelo padronizado em suas intervenções, prevalecendo aquelas de caráter investigativo e as que confrontavam a cliente com questões anteriormente abordadas por ela mesma. Apenas uma pequena proporção das intervenções da terapeuta sugeria relações entre uma resposta da cliente e contingências ambientais, predominando dentre estas últimas, as relações do tipo antecedenteresposta. Comparada com a terapeuta, a cliente estabeleceu um maior número de relações entre eventos ambientais e suas respostas, também predominantemente do tipo antecedente-resposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/07/2009

Como Citar

Barbosa, J. I. C., & Tourinho, E. Z. (2009). Verbalizações de terapeuta e cliente e estabelecimento de relações na evolução de uma terapia analítico analítico-comportamenta comportamental. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 11(2), 386–406. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v11i2.411

Edição

Seção

Pesquisas originais