Programação de contingências reforçadoras no fortalecimento de repertórios pró-sociais no contexto escolar.

Autores

  • Estefania Cheruli Fernandes
  • Antônio Carlos Godinho Santos

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v11i2.403

Palavras-chave:

Reforçamento positivo, Comportamentos pró-sociais, Controle aversivo, Psicologia escolar e programação de contingências

Resumo

O presente estudo investigou o efeito de contingências reforçadoras sobre o aumento de comportamentos pró-sociais dos alunos no contexto escolar. O Behaviorismo Radical dispõe de um arsenal poderoso para contribuir na melhoria da Educação. Destaca-se o princípio do reforçamento positivo. Vinte alunos, três professores/monitores e a coordenadora participaram desse estudo nas seguintes condições experimentais: Linha de Base e Intervenção - exposição de princípios derivados da Análise do Comportamento aos professores/monitores, coordenadora e realização de atividades destacando comportamentos pró-sociais com os alunos. Os resultados indicaram redução na freqüência de comportamentos anti-sociais, aumento na freqüência de comportamentos pró-sociais, maior participação dos alunos nas atividades programadas pela instituição e redução na freqüência do uso do controle aversivo pelos professores/monitores, sustentando que as contingências reforçadoras foram eficazes no fortalecimento de comportamentos pró-sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/07/2009

Como Citar

Fernandes, E. C., & Santos, A. C. G. (2009). Programação de contingências reforçadoras no fortalecimento de repertórios pró-sociais no contexto escolar. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 11(2), 285–304. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v11i2.403

Edição

Seção

Pesquisas originais