Impacto de diferentes condições de ensino no preparo de agentes educativos

Autores

  • Angela Bernardo de Lorena
  • Ana Lucia Cortegoso

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.227

Palavras-chave:

Programação de ensino, Ensino programado, Condições de ensino, Programmed teaching, Scheduled teaching, Teaching conditions

Resumo

Este estudo investigou o impacto da capacitação de estudantes de Psicologia na aplicação de programa informatizado. As condições de ensino consideradas foram: 1. apresentação das atividades em sala de aula, 2. leitura de manual com instruções escritas, 3. visita ao laboratório com demonstração do funcionamento do programa, 4. simulação de situações de aplicação do programa, 5. monitoramento participativo do desempenho dos participantes e situação de observação da manutenção de aprendizagem. Os resultados são de nove participantes, tendo sido manipulada a ordem de apresentação da leitura do manual: grupo A, início (n=5); grupo B, final (n=2); e grupo C, ausência desta condição (n=2). Foram definidos comportamentos-alvo e observadas a “ocorrência”, “não ocorrência” ou “ocorrência com ajuda” para os participantes. Houve aumento nas médias de “ocorrência” dos comportamentos e diminuição de “não ocorrência” e “ocorrência com ajuda”, para os três grupos. Os dados indicam impacto positivo das condições de ensino no desempenho dos participantes.

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Publicado

19/12/2008

Como Citar

Lorena, A. B. de, & Cortegoso, A. L. (2008). Impacto de diferentes condições de ensino no preparo de agentes educativos. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 10(2), 209–222. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.227

Edição

Seção

Pesquisas originais