Ensino da validação clínica: fundamentos conceituais e propostas didáticas na formação de psicoterapeutas
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v27i1.2125Palavras-chave:
validação, habilidades terapêuticas, formação de psicoterapeutas, Terapia Comportamental DialéticaResumo
A validação constitui um componente clínico central na formação da aliança terapêutica e na promoção de mudanças ao longo do processo psicoterapêutico. Apesar de sua importância, sua aprendizagem formal costuma ser negligenciada. Este artigo propõe uma definição operacional de validação e uma sistematização didática baseada na taxonomia desenvolvida na Terapia Comportamental Dialética (DBT), abordando seus fundamentos conceituais, efeitos clínicos e aplicações práticas. São descritos os seis níveis de validação, exemplos clínicos para cada nível e estratégias para evitar erros comuns. Além disso, são apresentados roteiros estruturados de treino, exercícios progressivos e checklists de avaliação e autoavaliação para apoiar o ensino e a supervisão clínica. A proposta visa tornar a validação uma habilidade treinável, observável e analisável em contexto clínico, favorecendo a formação de terapeutas mais competentes na construção de intervenções responsivas e empiricamente sustentadas.
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