Ensino da validação clínica: fundamentos conceituais e propostas didáticas na formação de psicoterapeutas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v27i1.2125

Palavras-chave:

validação, habilidades terapêuticas, formação de psicoterapeutas, Terapia Comportamental Dialética

Resumo

A validação constitui um componente clínico central na formação da aliança terapêutica e na promoção de mudanças ao longo do processo psicoterapêutico. Apesar de sua importância, sua aprendizagem formal costuma ser negligenciada. Este artigo propõe uma definição operacional de validação e uma sistematização didática baseada na taxonomia desenvolvida na Terapia Comportamental Dialética (DBT), abordando seus fundamentos conceituais, efeitos clínicos e aplicações práticas. São descritos os seis níveis de validação, exemplos clínicos para cada nível e estratégias para evitar erros comuns. Além disso, são apresentados roteiros estruturados de treino, exercícios progressivos e checklists de avaliação e autoavaliação para apoiar o ensino e a supervisão clínica. A proposta visa tornar a validação uma habilidade treinável, observável e analisável em contexto clínico, favorecendo a formação de terapeutas mais competentes na construção de intervenções responsivas e empiricamente sustentadas.

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Publicado

23/12/2025

Como Citar

Cabral, P., & Suarez, C. (2025). Ensino da validação clínica: fundamentos conceituais e propostas didáticas na formação de psicoterapeutas. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 27(1), e252125. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v27i1.2125

Edição

Seção

Pesquisas originais