Efeito do reforçamento diferencial de resposta verbal referente à leitura sobre a duração da resposta de ler

Autores

  • Thais Cazati Faleiros
  • Maria Martha Costa Hübner

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i2.201

Palavras-chave:

Comportamento verbal, Regras, Relação entre comportamento verbal e não verbal, Tato, Autoclíticos,

Resumo

No âmbito de estudos que investigam o efeito de manipulação de antecedentes verbais sobre o comportamento não verbal a ele relacionado, o presente estudo avaliou o efeito do reforçamento diferencial de uma classe de respostas (escolha de frases pró-leituras, interpretadas como tatos com autoclíticos qualificadores positivos) sobre outra (a escolha do comportamento de ler), reforçando escolhas de frases verbais pró-leitura e observando seu efeito sobre a emissão do comportamento de ler. Foram registradas as atividades e fotografias escolhidas antes de depois do treino. Na fase de treino, quatro frases apareciam na tela do computador e apenas a escolha de uma delas (relacionada ao ler) era reforçada com pontos. Os resultados indicaram aumento na escolha da atividade de ler e no tempo de permanência nesta atividade para a maioria dos participantes e aumento para a escolha de fotografias relacionadas à leitura após o treino, quando comparados aos resultados da linha de base. Os resultados são interpretados de acordo com o conceito de comportamento governado verbalmente.

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Publicado

01/07/2007

Como Citar

Faleiros, T. C., & Hübner, M. M. C. (2007). Efeito do reforçamento diferencial de resposta verbal referente à leitura sobre a duração da resposta de ler. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 9(2), 307–316. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i2.201

Edição

Seção

Pesquisas originais