Ensino de Ecoico e Acurácia de Vocalizações em Tarefas de Nomeação de Figuras por Crianças com Deficiência Auditiva

Autores

  • Laila Guzzon Hussein UNESP/Doutora
  • Débora Aleixo Campanhã UNESP/Mestranda
  • Maria Beatriz Campos de Lara Barbosa Marins Peixoto UNESP/doutoranda
  • Maria Fernanda Grassi UNESP/Mestranda
  • Priscila Foger Marques Penna UNESP/Mestranda
  • Leandra Tabanez do Nascimento Silva USP
  • Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu UNESP/Docente https://orcid.org/0000-0001-5202-0263

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v27i1.1990

Palavras-chave:

Ecoico; Leitura; Nomeação; Deficiência Auditiva.

Resumo

Distorções na fala são observadas em crianças com deficiência auditiva (DA). Este estudo verificou se o ensino de ecoico encadeado a tarefas de discriminação condicional em um programa de ensino de leitura aumentaria a precisão da fala em três crianças com DA. O programa baseado em equivalência ensinou 51 palavras via computador, em tentativas discretas. As discriminações entre palavras ditadas, escritas, suas unidades menores (sílabas e letras) e figuras foram ensinadas pelos procedimentos de matching-to-sample (selecionar uma figura/palavra/sílaba impressa condicionalmente à palavra/sílaba ditada) e de constructed-reponse-matching-to-sample (selecionar letras em sequência condicionalmente à palavra ditada/impressa). O ecoico foi encadeado ao matching-to-sample, em duas de quatro unidades de ensino, contrabalanceando as condições entre os participantes. Sondas periódicas monitoraram a fala. Nos pré-testes a nomeação foi inferior a 60% e leitura superior a 66% de acertos; aprenderam ecoicos e a nomeação melhorou em todas as unidades de ensino, independente do ensino de ecoico.

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Publicado

18/12/2025

Como Citar

Guzzon Hussein , L., Aleixo Campanhã , D., Campos de Lara Barbosa Marins Peixoto, M. B., Grassi, M. F., Foger Marques Penna, P., Tabanez do Nascimento Silva , L., & Moreira Almeida-Verdu , A. C. (2025). Ensino de Ecoico e Acurácia de Vocalizações em Tarefas de Nomeação de Figuras por Crianças com Deficiência Auditiva. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 27(1), e251990. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v27i1.1990

Edição

Seção

Estudos de Caso