Ensino de Ecoico e Acurácia de Vocalizações em Tarefas de Nomeação de Figuras por Crianças com Deficiência Auditiva
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v27i1.1990Palavras-chave:
Ecoico; Leitura; Nomeação; Deficiência Auditiva.Resumo
Distorções na fala são observadas em crianças com deficiência auditiva (DA). Este estudo verificou se o ensino de ecoico encadeado a tarefas de discriminação condicional em um programa de ensino de leitura aumentaria a precisão da fala em três crianças com DA. O programa baseado em equivalência ensinou 51 palavras via computador, em tentativas discretas. As discriminações entre palavras ditadas, escritas, suas unidades menores (sílabas e letras) e figuras foram ensinadas pelos procedimentos de matching-to-sample (selecionar uma figura/palavra/sílaba impressa condicionalmente à palavra/sílaba ditada) e de constructed-reponse-matching-to-sample (selecionar letras em sequência condicionalmente à palavra ditada/impressa). O ecoico foi encadeado ao matching-to-sample, em duas de quatro unidades de ensino, contrabalanceando as condições entre os participantes. Sondas periódicas monitoraram a fala. Nos pré-testes a nomeação foi inferior a 60% e leitura superior a 66% de acertos; aprenderam ecoicos e a nomeação melhorou em todas as unidades de ensino, independente do ensino de ecoico.
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