Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento

Autores

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva
  • Fabiane Ferraz Silveira
  • Edna Maria Marturano

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.182

Palavras-chave:

Habilidades sociais educativas parentais, Problemas de comportamento, Intervenção com pais, Parental social educational skills, Behavior problems, Parental intervention

Resumo

Devido à importância de intervir em problemas de comportamento de crianças e adolescentes, uma variedade de intervenções com pais tem sido desenvolvida. Este estudo tem por objetivo descrever os efeitos de uma intervenção em grupo, a partir de múltiplas avaliações e instrumentos, que pretendeu melhorar a competência social dos pais e prevenir problemas de comportamento. Participaram 12 mães/pais de crianças e adolescentes e 2 mães de filhos adultos. Nas avaliações pré, pós-intervenção e seguimento foram utilizados instrumentos que investigam: Habilidades Sociais Educativas Parentais - RE-HSE-P, que investiga freqüência de HSE, bem como variáveis de contexto; habilidades sociais gerais - IHS-Del Prette; problemas de comportamento - CBCL, que classifica em normal e clínico (externalizante, internalizante e total). Durante as sessões, são discutidos temas referentes às HSE-P, tais como, expressar sentimento positivo, como iniciar e manter conversas, negociar, estabelecer regras, dentre outras. Algumas hipóteses foram confirmadas à medida que se verificou aumento na freqüência de HSE-P, em habilidades sociais gerais e diminuição de problemas de comportamento. Ao final, são apresentadas algumas limitações e contribuições sugeridas pelo estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/12/2008

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T., Silveira, F. F., & Marturano, E. M. (2008). Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 10(2), 125–142. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.182

Edição

Seção

Pesquisas originais