Avaliação de duas condições de treino de categorizadores de verbalizações de terapeutas

Autores

  • Michele Cristine Oliveira-Silva
  • Emmanuel Zagury Tourinho

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i1.18

Palavras-chave:

Terapia analítico-comportamental, funções de intervenção verbal do terapeuta, comportamento verbal, treino de categorização, Behavior-analytic therapy, functions of therapists' verbal interventions, verbal behavior, categorization training

Resumo

Tomando como referência investigações anteriores voltadas para a análise de verbalizações de terapeutas, o presente estudo adotou um sistema revisado de categorias relativas às funções básicas de verbalizações de terapeutas e leitura prévia como estratégia de familiarização, objetivando avaliar (a) o efeito do treinamento sobre o desempenho de categorizadores de verbalizações de terapeutas; (b) o efeito da familiaridade produzida por meio de leitura prévia das transcrições utilizadas sobre a concordância alcançada; e (c) o efeito acumulado da exposição continuada à atividade de categorização. Os resultados demonstram que a exposição ao treino, mas não a leitura prévia de sessões, favorece índices mais elevados de concordância, embora insuficientes para validar o sistema de categorização. Sugerem, ainda, que a complexidade das sessões categorizadas constitui uma variável com impacto sobre os índices de concordância. Além disso, algumas sobreposições consistentes de categorias sugerem a necessidade de nova revisão do sistema de categorias utilizado.

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Publicado

01/02/2006

Como Citar

Oliveira-Silva, M. C., & Tourinho, E. Z. (2006). Avaliação de duas condições de treino de categorizadores de verbalizações de terapeutas. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 8(1), 39–57. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i1.18

Edição

Seção

Pesquisas originais