Sistematização de comportamentos intermediários do empatizar: revisão e proposta de uma sequência para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1715

Palavras-chave:

empatia, comportamento empático, programação de ensino, programação de condições para desenvolvimento de comportamentos

Resumo

Em razão da importância da classe Empatizar e das divergências encontradas na literatura, Vettorazzi et al. (2005) conduziram uma pesquisa a fim de sistematizar os comportamentos intermediários dessa classe. Contudo, considerando que essa sistematização foi desenvolvida mediante a demanda de um caso específico e que ainda há lacunas em relação aos comportamentos intermediários do empatizar, objetivou-se rever essa sistematização para reformulação e/ou inserção de comportamentos intermediários do empatizar de modo a adequá-lo a um público-alvo mais amplo. Objetivou-se também propor um sequenciamento para ensino dos comportamentos intermediários do empatizar. Como resultado, elaborou-se um novo diagrama de decomposição com 46 comportamentos intermediários, e uma tabela de sequenciamento desses comportamentos distribuídos em seis unidades de ensino. Isso representa um avanço no sentido de elaborar programas analítico-comportamentais para ensino do comportamento empatizar e poderá embasar o desenvolvimento de programas para diferentes públicos-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/06/2023

Como Citar

Eiterer, P., Kienen, N., & Souza, S. R. (2023). Sistematização de comportamentos intermediários do empatizar: revisão e proposta de uma sequência para o ensino. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1), 1–15. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1715

Edição

Seção

Artigos Conceituais