Do laboratório com animais não humanos para onde?

Análise retrospectiva das práticas pedagógicas em AEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1649

Palavras-chave:

ensino recursos pedagógicos, análise experimental do comportamento, laboratório didático, animais não humanos

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear características das práticas pedagógicas de AEC dez anos após a promulgação da Lei 11.794/2008, na visão de docentes. Secundariamente, buscou-se analisar retrospectivamente o impacto da Lei, que preconizou a substituição do uso de animais não humanos no ensino, e possibilidades de recursos pedagógicos. Foram mapeadas as instituições onde havia disciplina prática de AEC em 2018 e coletados dados de autorrelato de 40 docentes. Os dados foram classificados segundo características das atividades didáticas (com ou sem prática, com uso de animais não humanos ou com humanos e/ou simulador de computador) que estavam em uso. A maioria dos participantes declarou explicitamente conhecer o teor da Lei e a taxa de conhecimento aumenta entre os que ainda utilizavam protocolos tradicionais de ensino com animais não humanos no laboratório. Em destaque discutiu-se a necessidade de investimento em recursos pedagogicamente eficientes substitutos ao laboratório operante, especialmente no Brasil.

Palavras-chave: ensino; recursos pedagógicos; análise experimental do comportamento; laboratório didático; animais não humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/12/2022

Como Citar

Straehl, H., Huziwara, E., & Oliveira, T. P. (2022). Do laboratório com animais não humanos para onde? : Análise retrospectiva das práticas pedagógicas em AEC. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–20. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1649

Edição

Seção

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento