Condições de aprendizagem em Estágios de Docência de Programas Brasileiros de Pós-graduação Stricto Sensu de Análise do Comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1635

Palavras-chave:

estágio de docência, formação docente, ensino de análise do comportamento

Resumo

O estágio de docência objetiva capacitar o pós-graduando à atuação docente. O objetivo deste estudo foi avaliar as condições de aprendizagens de analistas do comportamento promovidas pelo estágio de docência de programas de mestrado e doutorado no Brasil. Foi aplicado um questionário com 78 alunos e egressos de programas de mestrado e doutorado com enfoque em Análise do Comportamento de 11 instituições. Foi identificado que os alunos possuem oportunidades para realizar atividades referentes à docência, porém com baixa frequência de orientação e de feedback do orientador. Das atividades desenvolvidas no estágio, as realizadas com menor frequência foram planejamento de disciplina e elaboração de avaliação. Por outro lado, correção de trabalhos foi realizado com maior frequência. Considerando as condições para aprendizagem de repertório de docência, é possível concluir que o estágio de docência tem constituído uma oportunidade insuficiente para aprimorar seu repertório de docência em pós-graduandos de Análise do Comportamento.

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Publicado

19/12/2022

Como Citar

de Luca, G. G., Storrer, G., Souza, I. P. A., Reis, B., & Parapinski, R. T. (2022). Condições de aprendizagem em Estágios de Docência de Programas Brasileiros de Pós-graduação Stricto Sensu de Análise do Comportamento. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–23. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1635

Edição

Seção

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento