Desenvolvendo comportamentos próssociais em crianças através de tootles e do trabalho preventivo em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1573

Palavras-chave:

comportamento próssocial, crianças, tootles, prevenção em sala de aula

Resumo

Este estudo avaliou os efeitos de um projeto gamificado utilizando tootles sobre a incidência e prevalência de comportamentos pró e antissociais em duas turmas de crianças de uma escola pública. Crianças e professoras foram encorajadas a escrever tootles e colá-los em um mural de acordo com os desafios apresentados. Cada tootle resultava em 1 ponto para a turma. Se crianças e professoras alcançassem a quantidade mínima de tootles durante cada desafio, outros setores da cidade organizavam atividades recreativas às crianças como forma de comemoração. Observações diretas do comportamento de oito crianças foram conduzidas diariamente. Os resultados mostraram aumentos na incidência e prevalência de comportamentos próssociais em ambas as turmas, com efeito mais pronunciado na Turma A. Comportamentos antissociais permaneceram estáveis e próximos a zero. Outros exemplos de comportamento próssocial foram relatados além daqueles inicialmente previstos. Por fim, as professoras avaliaram o projeto positivamente. Limitações e recomendações para replicações são então discutidas.

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Publicado

19/12/2022

Como Citar

Calegari, T. W., Pessôa, C. V. B. B., & Kovac, R. (2022). Desenvolvendo comportamentos próssociais em crianças através de tootles e do trabalho preventivo em rede. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–21. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1573

Edição

Seção

Seção Especial: Análise do Comp., Teoria dos Jogos e Economia Comportamental