Tendência da pesquisa sobre equivalência de estímulos para o ensino de matemática em teses e dissertações brasileiras

Autores

  • Ailton Oliveira Junior Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Priscila Benitez Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Natália Galvão Simão de Souza Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1494

Palavras-chave:

Análise do Comportamento, Equivalência de Estímulos, Ensino de matemática, Teses e dissertações brasileiras, Revisão sistemática da literatura

Resumo

Este artigo relata Revisão Sistemática de Literatura com busca automatizada em bases de dados. O objetivo é mapear sistematicamente a literatura nacional, por meio de dissertações e teses de pós-graduações stricto sensu, produzidas no período de 2006 até 2002 que utilizaram a equivalencia de estímulos, no ensino de relações condicionais e testes de desempenhos emergentes para avaliação e estabelecimento de repertórios matemáticos. 20 estudos foram considerados, identificando-se ênfase, contexto, metodologia e resultados mais recorrentes. Os resultados evidenciam a disparidade na produção quanto às regiões em que são desenvolvidos os trabalhos. Os estudos refletiram sobre educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, com conteúdos de frações, operações matemáticas (adição e subtração), contagem oral e relações numéricas e ordinais. Os procedimentos mais utilizados foram Matching-to-Sample - MTS e/ou Constructed Response Matching-to-Sample – CRMTS. O estado da arte propõe recomendações para estudos futuros, principalmente, ao ensino médio e superior.

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Publicado

19/12/2022

Como Citar

Oliveira Junior, A., Benitez, P., & Souza, N. G. S. (2022). Tendência da pesquisa sobre equivalência de estímulos para o ensino de matemática em teses e dissertações brasileiras. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–23. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1494

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura