Efeitos de um Programa de Práticas Educativas para monitoras de um abrigo infantil

Autores

  • Cynthia Granja Prada
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i1.146

Palavras-chave:

Práticas Educativas, abrigo infantil, interação adulto-criança, child behavior management, foster care, caregiver and child interaction.

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa de doutoramento que teve por objetivo elaborar e avaliar um Programa de Treinamento em Práticas Educativas para monitores de abrigos para crianças vítimas de violência doméstica. O estudo original trabalhou com 14 monitoras, porém o objetivo específico aqui consiste em analisar o comportamento de interação de duas monitoras com duas crianças ao longo do Programa de Intervenção. Os resultados obtidos demonstraram que a freqüência dos comportamentos de interação positiva das monitoras e das crianças aumentou, e os de interação coercitiva diminuíram, após as sessões analisadas. Esses resultados possivelmente demonstram que procedimentos para diminuir a freqüência de comportamentos inadequados infantis mantidos por atenção, e os que visam aumentar a freqüência dos adequados, são concorrentes com os padrões de interação coercitiva entre o cuidador e a criança e, por isso, fazem com que eles diminuam de imediato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/02/2007

Como Citar

Prada, C. G., & Williams, L. C. de A. (2007). Efeitos de um Programa de Práticas Educativas para monitoras de um abrigo infantil. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 9(1), 63–80. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i1.146

Edição

Seção

Pesquisas originais