O ensino do operante verbal mando em crianças e adolescentes com autismo
Uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1454Palavras-chave:
Comportamento Verbal, Análise do Comportamento Aplicada, Transtorno do Espectro Autista, Revisão de LiteraturaResumo
O presente trabalho tem por objetivo estender revisões sistemáticas anteriores sobre o ensino do mando em crianças e adolescentes com TEA. Com base nas recomendações do PRISMA para revisões, foram encontrados 512 artigos em bases nacionais e estrangeiras, entre 2015 e 2019. Doze artigos foram analisados após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, focando em trabalhos aplicados com resultados e métodos claros. Os resultados indicam que há heterogeneidade nos procedimentos que impactam na integridade dos estudos entre os trabalhos de diferentes origens. Observa-se que muitos estudos ainda não incluem procedimentos ou avaliam a generalização e a manutenção dos comportamentos-alvo. Os estudos concentram-se em pesquisas com crianças e boa parte delas utilizam o delineamento experimental linha de base múltipla entre participantes. O procedimento de ensino e as modalidades de dicas variaram entre os estudos. Discute-se aproximações com revisões anteriores e possíveis implicações para o planejamento mais rigoroso de procedimentos de ensino.Downloads
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