O ensino do operante verbal mando em crianças e adolescentes com autismo

Uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Suzana Cinthia Silva Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Leonardo Brandão Marques, Dr. Universidade Federal de Alagoas
  • Daniela Mendonça Ribeiro, Dra. Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1454

Palavras-chave:

Comportamento Verbal, Análise do Comportamento Aplicada, Transtorno do Espectro Autista, Revisão de Literatura

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estender revisões sistemáticas anteriores sobre o ensino do mando em crianças e adolescentes com TEA. Com base nas recomendações do PRISMA para revisões, foram encontrados 512 artigos em bases nacionais e estrangeiras, entre 2015 e 2019. Doze artigos foram analisados após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, focando em trabalhos aplicados com resultados e métodos claros. Os resultados indicam que há heterogeneidade nos procedimentos que impactam na integridade dos estudos entre os trabalhos de diferentes origens. Observa-se que muitos estudos ainda não incluem procedimentos ou avaliam a generalização e a manutenção dos comportamentos-alvo. Os estudos concentram-se em pesquisas com crianças e boa parte delas utilizam o delineamento experimental linha de base múltipla entre participantes. O procedimento de ensino e as modalidades de dicas variaram entre os estudos. Discute-se aproximações com revisões anteriores e possíveis implicações para o planejamento mais rigoroso de procedimentos de ensino.

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Publicado

19/12/2022

Como Citar

Oliveira, S. C. S., Marques, L. B., & Ribeiro, D. M. (2022). O ensino do operante verbal mando em crianças e adolescentes com autismo: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–20. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1454

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura