O papel de contingências de competição no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i4.1404Palavras-chave:
comportamento verbal, correspondência fazer-dizer, competição, relato verbal, criançasResumo
Este estudo verificou como contingências de competição, quando o participante está ou não em desvantagem em relação a um oponente virtual, influenciam a acurácia do autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado. Participaram seis crianças com desenvolvimento típico expostas às seguintes condições experimentais: Linha de Base, que avaliou a acurácia dos autorrelatos dos participantes sobre seus desempenhos sem contingências planejadas de competição; Competição-Vantagem, cujo objetivo foi verificar o papel de contingências de competição, em que o participante se encontrava em vantagem em relação ao oponente, sobre o autorrelato; e Competição-Desvantagem, que avaliou a influência de contingências de competição, em que o participante se encontrava em desvantagem em relação ao adversário, sobre a acurácia do autorrelato. Os resultados indicaram a influência de contingências de competição na correspondência do autorrelato de três dos seis participantes, indicando a contingência de competição como variável de controle da correspondência verbal/não verbal.
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