Um exercício de análise funcional: a atuação do psicólogo em grupos de menopausa

Autores

  • Carmen Lúcia Souza
  • Sonia Beatriz Meyer

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v3i2.134

Palavras-chave:

Análise funcional, Grupos de menopausa, Modelo da tríplice contingência, Functional analysis, Menopause groups, Three-term contingency model.

Resumo

Este artigo é um exercício de análise do comportamento verbal das participantes de um grupo de menopausa (inclusive da psicóloga responsável pelo grupo). A análise do comportamento verbal foi feita usando-se o modelo da tríplice contingência (antecedente-comportamento-conseqüente). Antes de se chegar a essa análise, três passos foram dados: uma apresentação do que seria análise funcional, uma apresentação do que seriam os grupos de menopausa e uma preparação para a análise funcional de grupos (escolha do comportamento verbal como comportamento de interesse, levantamento da freqüência das verbalizações das participantes, escolha da participação verbal mais frequente a da psicóloga, como Comportamento de interesse e categorização dessa participação). Na última parte do artigo a categoria dar informação, a mais freqüente nas falas da psicóloga, foi analisada em função de seus antecedentes e conseqüentes sendo, então, inserida no modelo da tríplice contingência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/07/2001

Como Citar

Souza, C. L., & Meyer, S. B. (2001). Um exercício de análise funcional: a atuação do psicólogo em grupos de menopausa. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 3(2), 41–49. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v3i2.134

Edição

Seção

Pesquisas originais