Programa "Experiências de Educação Emocional na Escola" para a redução da ansiedade em crianças do Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i4.1271Palavras-chave:
Palabras claves: Ansiedad infantil, Intervención, Educación Emocional.Resumo
Objetivos: O objetivo foi conhecer os efeitos do programa "Experiências de educação emocional na escola" no nível de ansiedade em crianças. Este programa foi elaborado pelas autoras, com base nos modelos Cognitivos Comportamentais. Metodologia: O estudo começou com 104 crianças de 10 a 12 anos de uma escola en Yuty, Departamento de Caazapá, Paraguai ao qual foi aplicado um instrumento, o SCARED (Screen for Child Anxiety Related Disorders). A validação do instrumento para essa população foi realizada e a amostra foi selecionada por conveniência após o pré-teste. A partir dessa seleção, uma amostra de 16 crianças foi estabelecida considerando as maiores pontuações no teste. Dois grupos foram estabelecidos (8 grupos experimentais e 8 controles ativos) com pré-teste experimental, pós-teste com controle ativo. Para o grupo experimental foi aplicado o programa "Experiências de educação emocional na escola" e para o grupo controle foi aplicado um treinamento de educação emocional sem componentes de trabalho para a ansiedade. Resultados: A intervenção na educação emocional reduziu a ansiedade em um nível marginalmente significativo em comparação com o grupo controle com resultados médios (r = 0,42). Conclusões: Os resultados deste estudo sugerem que há algumas evidências de que o treinamento em educação emocional na escola reduz o nível de ansiedade em crianças, estimando que amostras maiores, as diferenças entre os grupos podem ser estatisticamente significativa.
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