Emergência de nomeação bidirecional em criança com implante coclear via Instrução com Múltiplos Exemplares (MEI)

Autores

  • Fabiane da Silva Pereira
  • Grauben J osé Alves de Assis Universidade Federal do Pará
  • Francisco Xavier Palheta Neto Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza – HUBFS/UFPA
  • Ana Claudia Moreira Almeida Verdu Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i2.1178

Palavras-chave:

nomeação bidirecional, instrução com múltiplos exemplares, implante coclear

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o número de exposições necessárias ao procedimento de Instrução com Múltiplos exemplares (MEI) para a emergência do repertório de nomeação bidirecional em uma menina de 13 anos com implante coclear há 1 ano. O estudo foi delineado com três conjuntos de cinco figuras como estímulos visuais e seus respectivos nomes como estímulos auditivos em quatro fases: 1) avaliação dos repertórios de falante e ouvinte; 2) treino de ouvinte e teste de nomeação bidirecional; 3) treino de MEI; 4) novo teste de nomeação bidirecional. Com os conjuntos de estímulos 1 e 2, o treino de ouvinte não garantiu a emergência de tato; o tato somente foi obtido após o MEI, que, ao longo de sucessivas sessões, sobrepôs as porcentagens de acertos de ouvinte (mais altas) com as de tato (mais baixas) após duas exposições. O treino de ouvinte foi suficiente para a emergência de tato com o conjunto 3 após a exposição ao MEI com dois conjuntos de estímulos. Discute-se que o MEI favoreceu o controle compartilhado de estímulos e a emergência da nomeação bidirecional (ouvir e apontar figura; nomear a figura com topografia vocal com correspondência pontual à ouvida).

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Publicado

06/08/2018

Como Citar

Pereira, F. da S., Assis, G. J. osé A. de, Neto, F. X. P., & Verdu, A. C. M. A. (2018). Emergência de nomeação bidirecional em criança com implante coclear via Instrução com Múltiplos Exemplares (MEI). Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 20(2), 26–39. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i2.1178

Edição

Seção

Pesquisas originais