O desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental

Autores

  • Fabiane Ferraz Silveira Fogaça Unitau
  • Daniely Tatmatsu UFC
  • Camila Negreiros Comodo ITCR Campinas
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette UFSCar
  • Almir Del Prette UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1162

Palavras-chave:

habilidades sociais, ápice comportamental, adolescência

Resumo

Presente estudo apresenta uma discussão sobre a fase da adolescência que integra aspectos das Habilidades Sociais com o conceito de ápice comportamental. A expansão do repertório comportamental se dá com a exposição do indivíduo a novas contingências, novos ambientes, novos estímulos controladores e novos grupos sociais, dada uma mudança comportamental denominada de ápice comportamental. Há indicativos de que adolescentes que apresentam problemas de comportamento desenvolvem relações sociais restritas. São apresentados estudos relacionando o repertório amplo de habilidades sociais com interações favoráveis com pares, destacando sua importância como ápice comportamental, que garante o acesso a novos ambientes. Presume-se também que os repertórios de habilidades sociais competem com o fortalecimento do padrão de comportamento antissocial e uso de drogas, constituindo, portanto nova evidência de ápice comportamental. Conclui-se que a discussão das habilidades sociais como ápice comportamental traz vantagens no que se refere ao planejamento de intervenções comportamentais mais efetivas.

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Publicado

24/10/2019

Como Citar

Fogaça, F. F. S., Tatmatsu, D., Comodo, C. N., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2019). O desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(2), 217–231. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1162

Edição

Seção

Artigos Conceituais