Adaptação da Children’s automatic thoughts scale negative/positive (Cats-N/P) para crianças e adolescentes portugueses

Autores

  • Cynthia Borges de Moura Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Isabel Sá
  • Isabel Santos Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1155

Palavras-chave:

pensamentos automáticos, satisfação com a vida, psicoterapia cognitiva com adolescentes, adolescência, Cats-P/N

Resumo

Esta investigação tem como objetivos estudar as propriedades psicométricas da adaptação portuguesa da Children’s Automatic Thoughts Scale Negative/Positive (Cats-N/P) (Hogendoorn et al., 2010) e identificar diferenças, em função da idade e do sexo, no conteúdo dos pensamentos automáticos. Os dados foram obtidos em uma amostra não clínica de 330 crianças e adolescentes, entre os 10 e os 19 anos. A Cats-N/P apresentou uma estrutura de cinco fatores (visão negativa de si, ameaça social, pensamentos positivos, ameaça física e hostilidade) e boas consistências internas. Os resultados sugerem validade divergente e convergente: os jovens que reportam mais pensamentos positivos apresentam maior satisfação com a vida, ocorrendo o inverso nos jovens com mais pensamentos de visão negativa de si. Não se verificaram diferenças entre os grupos etários no conteúdo dos pensamentos automáticos; no entanto os pensamentos positivos são mais frequentes nos rapazes, e os pensamentos de visão negativa de si mais frequentes nas meninas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Sá

Doutorada em Psicologia, Investigadora Auxiliar, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. 

Downloads

Publicado

11/07/2019

Como Citar

Moura, C. B. de, Sá, I., & Santos, I. (2019). Adaptação da Children’s automatic thoughts scale negative/positive (Cats-N/P) para crianças e adolescentes portugueses. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(1), 9–23. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1155

Edição

Seção

Pesquisas originais