Comparação dos efeitos do treinamento de habilidades sociais e da terapia analítica funcional nas habilidades sociais de um paciente com fobia social

Autores

  • Maíra Ribeiro Magri Pontifícia Universidade Católica de Goias
  • Cristiano Coelho Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1144

Palavras-chave:

habilidades sociais, ansiedade social, fobia social, FAP, THS

Resumo

O presente estudo teve como objetivo comparar, no contexto psicoterapêutico, os efeitos das intervenções FAP e THS em classes de comportamentos relacionados a habilidades sociais de um participante adulto do sexo masculino. Foi utilizado um delineamento AB1CB2, sendo A de linha de base, B1 e B2 as fases em uma classe de comportamentos que passou por intervenções FAP e outra que foi submetida à intervenção THS, e C a fase em que se alternaram as intervenções entre os comportamentos. Observou-se um aumento na frequência de ocorrência das classes ao longo das intervenções, com maiores frequências nas sessões de FAP. O do nível de ansiedade relatado nas sessões de THS foi maior que o relatado na FAP. As medidas de inventários de habilidades sociais (Spin e IHS) foram semelhantes antes e ao final das intervenções. Os resultados indicam que a FAP pode ser eficaz no tratamento de comportamentos relacionados a habilidades sociais, porém sugere-se a realização de estudos para avaliar a generalização e fornecer mais evidências dessa eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/07/2019

Como Citar

Magri, M. R., & Coelho, C. (2019). Comparação dos efeitos do treinamento de habilidades sociais e da terapia analítica funcional nas habilidades sociais de um paciente com fobia social. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(1), 24–42. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1144

Edição

Seção

Pesquisas originais