Origem social do relato de sentimentos: evidência empírica indireta

Autores/as

  • Fabíola Alvares Garcia-Serpa
  • Sonia Beatriz Meyer
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v5i1.88

Palabras clave:

behaviorismo, sentimentos, relato verbal, meninos pré-escolares, behaviorism, feelings, verbal report, pre-school boys

Resumen

Ao contrário do que se possa pensar, o behaviorismo valoriza o estudo sobre os sentimentos, já que os relatos do que é sentido no mundo sob a pele são pistas para o comportamento passado e as condições que o afetaram, assim como para o comportamento presente e futuro. Com base nas proposições skinnerianas sobre a origem social do relato de sentimentos, sua importância no desenvolvimento inicial da criança e a escassez de estudos empíricos sobre isso em nosso meio (e na literatura em geral no caso de meninos), pode-se questionar se a influência da comunidade verbal sobre esse repertório seria detectável em curto período do desenvolvimento infantil e se haveria diferenças na aprendizagem em função do tipo de sentimentos. Este estudo examina parte dos dados coletados para uma pesquisa mais ampla em que uma amostra de 72 meninos de quatro e cinco anos foram colocados em situação de identificação de sentimentos do protagonista de uma história apresentada em vídeo. Os resultados mostraram diferenças entre as crianças de duas faixas etárias quanto ao tipo de sentimento identificado evidenciando um efeito cumulativo da experiência e fornecendo evidência empírica indireta para as proposições de Skinner. Algumas questões teóricas e metodológicas sobre a aprendizagem emocional e fatores relacionados são discutidas.

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Publicado

2003-02-01

Cómo citar

Garcia-Serpa, F. A., Meyer, S. B., & Del Prette, Z. A. P. (2003). Origem social do relato de sentimentos: evidência empírica indireta. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 5(1), 21–29. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v5i1.88

Número

Sección

Pesquisas originais