Terapia comportamental dialética: um protocolo comportamental ou cognitivo?

Autores/as

  • Paulo Roberto Abreu IACC
  • Juliana Helena dos Santos Silvério Abreu USP e IACC

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i1.831

Palabras clave:

terapia comportamental dialética, behaviorismo, análise do comportamento, análise fun-cional do comportamento, transtorno de personalidade borderline.

Resumen

A terapia comportamental dialética (DBT) é um protocolo clínico inicialmente desenvolvido para o tratamento de comportamentos suicidas e parassuicidas, e posteriormente estendido para algumas psicopatologias, como o transtorno da personalidade borderline. O tratamento envolve a aprendizagem de comportamentos pré-requisitos, divididos nos estágios (1) “alcançando as habilidades básicas”, (2) “redução do estresse pós-traumático” e (3) “resolvendo problemas de vida e aumentando o respeito próprio”. O presente artigo analisa se, e em que medida, a DBT preenche os critérios filosófico-aplicados de inclusão nas terapias baseadas na análise do comportamento. Para isso analisou sua concepção filosófica de base, bem como as estratégias de avaliação e intervenção. Argumentou-se que o embasamento filosófico adotado se aproxima do behaviorismo, devido a sua definição de comportamento, concepção de causas e de seleção. Foram identificadas também estratégias de avaliação e intervenção, com foco na aceitação e na mudança, baseadas em análises funcionais, no reforçamento e na modelagem para a aprendizagem de novas habilidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-06-10

Cómo citar

Abreu, P. R., & Abreu, J. H. dos S. S. (2016). Terapia comportamental dialética: um protocolo comportamental ou cognitivo?. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 18(1), 45–58. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i1.831

Número

Sección

Artigos Conceituais