Promoção de comportamentos de estudo em crianças - Resultados de um programa de ensino para pais e responsáveis

Autores/as

  • Danila Secolim Coser UFSCar
  • Ana Lucia Cortegoso UFSCar
  • Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v13i2.454

Palabras clave:

treinamento de pais, comportamento de estudo, fracasso escolar, programa de ensino

Resumen

Frequentemente pais ou responsáveis não possuem repertórios necessários para promover comportamentos de estudo autônomos e eficazes em suas crianças. O presente estudo teve por objetivo executar e avaliar um programa de ensino, desenvolvido por meio de um processo de programação, aplicado a pais ou responsáveis de crianças com história de baixo desempenho escolar. Participaram da investigação três responsáveis de alunos, indicados por professores como apresentando dificuldades de aprendizagem. Foram coletadas medidas de pré-teste, treino e pós-teste por meio de entrevistas com responsáveis e alunos. Além das atividades realizadas nos oito encontros, os responsáveis receberam uma apostila com as informações mais relevantes; a cada duas sessões passaram por uma avaliação. Os resultados indicam que o programa pode ter promovido mudanças no repertório dos pais/responsáveis ao lidar com o estudo dos filhos e/ou na rotina diária de interação no ambiente familiar, principalmente para um dos três participantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-12-27

Cómo citar

Coser, D. S., Cortegoso, A. L., & Gil, M. S. C. de A. (2011). Promoção de comportamentos de estudo em crianças - Resultados de um programa de ensino para pais e responsáveis. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 13(2), 58–78. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v13i2.454

Número

Sección

Pesquisas originais