O surgimento das terapias cognitivocomportamentais e suas consequências para o desenvolvimento de uma abordagem clínica analítico-comportamental dos eventos privados.

Autores/as

  • João Ilo Coelho Barbosa
  • Aécio Borba

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v12i1/2.416

Palabras clave:

Terapia analítico-comportamental, Terapia cognitivo-comportamental, Eventos privados

Resumen

O estudo discute, a partir da análise de aspectos históricos, o surgimento das terapias cognitivocomportamentais e o impacto que tal advento trouxe ao campo da terapia comportamental. Alguns dos fatores que parecem se relacionar com tal surgimento são: a falta de um maior desenvolvimento conceitual para uma abordagem clínica particular dos eventos privados, a tradição da modificação do comportamento com a pesquisa básica com animais, que excluía a investigação da subjetividade e o maior interesse pela manipulação direta de contingências ambientais, em detrimento da intervenção junto a pensamentos e sentimentos do cliente. Considera-se que a maior aceitação e difusão das terapias cognitivo-comportamentais, a partir da década de 70, favoreceu o ressurgimento de conceitos tradicionais na psicologia para a explicação do comportamento e, por outro lado, contribuiu para uma maior preocupação dos analistas do comportamento em responder às frequentes criticas dos terapeutas cognitivo-comportamentais a uma suposta insuficiência das terapias comportamentais para a abordagem do comportamento humano complexo, resultando no surgimento de novas propostas terapêuticas, mais consistentes com os pressupostos do behaviorismo radical.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-07-01

Cómo citar

Barbosa, J. I. C., & Borba, A. (2010). O surgimento das terapias cognitivocomportamentais e suas consequências para o desenvolvimento de uma abordagem clínica analítico-comportamental dos eventos privados. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 12(1/2), 60–79. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v12i1/2.416

Número

Sección

Pesquisas originais