Intervenções psicoeducativas para manejo de estresse ocupacional: um estudo comparativo

Autores/as

  • Sheila Giardini Murta
  • Bartholomeu Tôrres Tróccoli

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v11i1.382

Palabras clave:

Manejo de estresse, Estresse ocupacional, Habilidades sociais.

Resumen

Este estudo implementou e avaliou um programa de manejo de estresse ocupacional em um grupo de 74 funcionários administrativos de uma universidade privada, dos quais 42 foram designados para uma Intervenção Multimodal de Manejo de Estresse (ME) e 32 foram designados para um Treino em Habilidades Sociais (HS). Foram conduzidas 12 sessões psicoeducativas, de 90 minutos, em grupo, durante o horário de trabalho. Medidas pré e pós-teste foram feitas em imunidade, pressão arterial e respostas verbais de estresse, habilidades sociais e coping a problemas no trabalho. Ao final do programa, os participantes de ambas as intervenções apresentaram níveis similares de sintomas de estresse, coping a problemas no trabalho, habilidades sociais e imunidade. Apenas diferiram em pressão arterial diastólica: os participantes da intervenção ME apresentaram médias mais baixas nesta variável. Os resultados obtidos não encontraram superioridade de um tipo de intervenção sobre outro.

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Publicado

2009-02-01

Cómo citar

Murta, S. G., & Tróccoli, B. T. (2009). Intervenções psicoeducativas para manejo de estresse ocupacional: um estudo comparativo. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 11(1), 25–42. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v11i1.382

Número

Sección

Pesquisas originais