Condições de treino e sistemas de categorização de verbalizações de terapeutas

Autores/as

  • Emmanuel Zagury Tourinho
  • Simone Neno
  • Jussara Rocha Batista
  • Mariana Gaspar Garcia
  • Gisele Gillet Brandão
  • Lívia Melo Souza
  • Juliana Bentes de Lima
  • João Ilo Coelho Barbosa
  • Peter Endemann
  • Michele Oliveira-Silva

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i2.202

Palabras clave:

Terapia analítico-comportamental, Comportamento verbal de terapeutas, Categorização de verbalizações, Behavior-analytic therapy, Therapists’ verbal behavior, Categorization of verbalizations

Resumen

A difusão da terapia verbal de base analítico-comportamental deu origem a uma agenda de investigações em análise do comportamento, com o objetivo de especificação de algumas de suas dimensões. O presente artigo apresenta um percurso de investigação, com vistas ao desenvolvimento de uma metodologia para a análise de verbalizações (respostas verbais vocais) de terapeutas em terapia analítico-comportamental. São descritos cinco estudos que avaliaram condições de treino e um sistema para a categorização de verbalizações de terapeutas, baseado em possíveis funções básicas dessas verbalizações. A qualidade do sistema foi avaliada aferindo-se o índice de concordância entre categorizadores. Nos estudos, foram manipuladas variáveis como características do sistema de categorização, experiência do categorizador com a tarefa, familiaridade do categorizador com a categorização por outros, tipo e quantidade de treino e complexidade das sessões. Os resultados mostram que: a) o treino favorece índices de concordância muitas vezes superiores a 70%, sugerindo certa consistência do sistema de categorização; b) os índices de concordância são mais elevados para as categorias Investigar e Confrontar e uma maior proporção destas no conjunto das verbalizações categorizadas explica os melhores índices de concordância alcançados; c) o processo de aferição da concordância por comparação das categorizações de categorizadores pode resultar em índices que não refletem a qualidade do sistema de categorização. Características do material categorizado e do processo de categorização são apontadas como obstáculos para que sejam alcançados índices de concordância superiores a 70% e como indicação de que aspectos metodológicos podem explicar índices elevados alcançados em alguns estudos.

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Publicado

2007-07-01

Cómo citar

Tourinho, E. Z., Neno, S., Batista, J. R., Garcia, M. G., Brandão, G. G., Souza, L. M., Lima, J. B. de, Barbosa, J. I. C., Endemann, P., & Oliveira-Silva, M. (2007). Condições de treino e sistemas de categorização de verbalizações de terapeutas. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 9(2), 317–336. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i2.202

Número

Sección

Pesquisas originais