Variáveis controladoras dos comportamentos “trabalhar” e “estudar” em jovens: uso de relato verbal

Autores/as

  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Érica Regina Mota
  • Camila Cavallaro Gomes
  • Ligia Padilha-Silva
  • Adriana Aparecida Soares Feitosa
  • João Carlos Magela dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.187

Palabras clave:

Comportamento verbal, Análise funcional, Trabalhar, Estudar, Controle, Verbal behavior, Functional analysis, To work, To study, Control

Resumen

Os objetivos deste estudo foram identificar, em relatos verbais, variáveis controladoras dos comportamentos “estudar e trabalhar” em um grupo de jovens universitários e determinar a existência de classes de operantes verbais sobre o comportamento “trabalhar”. A amostra foi composta por 107 jovens universitários entre 19-24 anos (40 jovens trabalhadores e 67 jovens não-trabalhadores), provenientes de uma universidade particular da cidade de São Paulo. Foram realizados 5 grupos para acessar os relatos verbais sob controle de estímulos discriminativos verbais. A análise de dados foi executada com o auxílio do software ALCESTE 4.5. Os resultados apontam para a emissão de tatos verbais entre os jovens trabalhadores em que o comportamento “trabalhar” se mantêm sob controle do reforçador positivo “dinheiro” e auto-regras. Uma semelhança entre os jovens trabalhadores e não-trabalhadores apontou para a função discriminativa aversiva que apresenta a concorrência entre os comportamentos de estudar e trabalhar.

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Publicado

2008-12-19

Cómo citar

Teixeira, M. C. T. V., Mota, Érica R., Gomes, C. C., Padilha-Silva, L., Feitosa, A. A. S., & Santos, J. C. M. dos. (2008). Variáveis controladoras dos comportamentos “trabalhar” e “estudar” em jovens: uso de relato verbal. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 10(2), 181–192. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.187

Número

Sección

Pesquisas originais