Relação entre traços de ansiedade e atenção através de Tarefas de Stroop

Autores/as

  • Alexandre Vianna Montagnero
  • Ederaldo José Lopes
  • César Galera

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.185

Palabras clave:

Atenção, Traços de Ansiedade, Tarefas de Stroop, Attention, Anxiety Traits, Stroop Tasks

Resumen

Segundo o modelo cognitivo, pessoas ansiosas alocam seus recursos atencionais a estímulos ameaçadores, mantendo-se em estado de hipervigilância e preocupação. Esta suposição foi testada através do desempenho dos participantes nas tarefas de Stroop. No primeiro estudo, 60 estudantes universitários, divididos em função do grau de ansiedade, realizaram as tarefas de Stroop clássico e de Stroop emocional. Os resultados mostram que o tempo para nomear cores de palavras ameaçadoras aumenta com a ansiedade. No segundo estudo, procurou-se determinar se substantivos concretos ou abstratos têm efeitos diferenciados sobre o desempenho na tarefa de Stroop. Os resultados mostram que o tempo de nomeação de cores de palavras concretas, ameaçadoras ou não, é maior do que de palavras abstratas. Os resultados confirmam a suposição acima, sobretudo para palavras ameaçadoras concretas e apontam para a importância da qualidade semântica dos estímulos na tarefa de Stroop.

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Publicado

2008-12-19

Cómo citar

Montagnero, A. V., Lopes, E. J., & Galera, C. (2008). Relação entre traços de ansiedade e atenção através de Tarefas de Stroop. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 10(2), 157–169. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.185

Número

Sección

Pesquisas originais