Evaluación conductual de un caso de tricotilomanía en una adolescente

Autores/as

  • Marisa Richartz Consultório Particular
  • Robson Zazula Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)
  • Marcia Cristina Caserta Gon Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i2.1017

Palabras clave:

tricotilomanía, evaluación conductual, habilidades sociales, practicas parentales

Resumen

El objetivo del estudio es realizar una evaluación conductual en una adolescente con tricotilomanía, trastorno que tiene como su principal característica la perdida capilar en personas que arrancan el pelo. Participaron del estudio una adolescente y su madre. La madre respondió a los siguientes instrumentos: Entrevista para Padres y/o Cuidadores, Inventario de Conductas para Niños y Adolescentes entre 6 y 18 años (CBCL/ 6-18) y el Inventario de Estilos Parentales (IEP). La adolescente respondió a los siguientes instrumentos: Entrevista Semiestructurada para Adolescentes, Inventario de Autoevaluación para Adolescentes (YSR) e Inventario de Habilidades Sociales para Adolescentes (IHHSSA). Se constató que la conducta de tricotilomanía presenta consecuencias reforzadoras positivas y punitivas y que la adolescente presenta deficiencias en el repertorio social y problemas afectivos, de ansiedad y problemas de trastorno obsesivo-compulsivo. Sugerencias para nuevos estudios incluyen la investigación de la asociación entre la tricotilomanía y las conductas de los padres.

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Biografía del autor/a

Marisa Richartz, Consultório Particular

Psicóloga, Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Terapia Comportamental - Terapia por Contingências de Reforçamento pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento. Atua como psicóloga clínica em consultório particular. Atualmente desenvolve estudos/ atividades sobre psicoterapia e Análise do Comportamento aplicada a saúde.

Robson Zazula, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Professor Assistente I do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).

Marcia Cristina Caserta Gon, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (1994) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (1999). É professor Associado C do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa na área da saúde, com ênfase na Psicologia da Saúde Infantil e do Adolescente sobre problemas de comportamento, promoção de saúde e adesão ao tratamento médico. Objetivos: (1) Desenvolver tecnologias para avaliação e intervenção comportamental de indivíduos com doença crônica e (2) Desenvolver estratégias educativas para promoção de saúde (prevenção primária e prevenção secundária). Mais recentemente iniciou investigações teóricas e aplicadas sobre o tema Desenvolvimento Infantil na perspectiva da Análise do Comportamento, com ênfase nas interações iniciais

Publicado

2018-08-06

Cómo citar

Richartz, M., Zazula, R., & Gon, M. C. C. (2018). Evaluación conductual de un caso de tricotilomanía en una adolescente. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 20(2), 105–119. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i2.1017

Número

Sección

Estudos de Caso