O treino de operantes verbais durante o comportamento de estudar: relato de um caso

Autores

  • Vagner Angelo Garcia UNESP
  • Alessandra Pereira Falcão UNESP
  • Ana Claudia Moreira Almeida Verdu UNESP

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i1.948

Palavras-chave:

comportamento verbal, comportamento de estudar, transferência de controle entre operantes verbais

Resumo

Professores dedicam-se a ensinar leitura e cópia em sala de aula, e as avaliações demandam compreensão da leitura e respostas a questionários, tal como intraverbais, que testam algo diferente do ensinado. Este estudo acompanhou caso em que um adolescente apresentava dificuldade na resposta intraverbal convencionada como adequada na prova; a partir do referencial da Análise do Comportamento, levantou-se a hipótese de que o repertório verbal solicitado na prova (intraverbais escritos), não era o mesmo realizado no momento do estudo (leitura subvocal), e que tornar estes operantes interdependentes funcionalmente seria condição para que o aluno apresentasse uma resposta efetiva em condições semelhantes às da prova. A intervenção pautou-se em quatro fases. Os resultados demonstram que a utilização de diferentes operantes verbais durante o estudar criam condições para que se estabeleçam interdependências que possibilitam a melhora no desempenho acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12/06/2017

Como Citar

Garcia, V. A., Falcão, A. P., & Verdu, A. C. M. A. (2017). O treino de operantes verbais durante o comportamento de estudar: relato de um caso. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(1), 31–48. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i1.948

Edição

Seção

Pesquisas originais