Pareamento entre estímulos e imitação vocal em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: Avaliação do papel das respostas de orientação
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1864Palavras-chave:
imitação vocal; pareamento; respostas de orientação; autismo.Resumo
No SSP (stimulus-stimulus pairing), um som alvo é pareado com um item ou
um evento preferido por uma criança. Como resultado possível, as crianças começam a
imitar o som apresentado. Este estudo avaliou os efeitos do componente de orientação
sobre a eficácia do SSP (stimulus- stimulus pairing), em crianças com TEA. Foi
utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre participantes. Três crianças
foram submetidas a dois tipos de SSP: (A) sem a exigência de resposta de orientação
aos estímulos, e (B) SPP com a exigência de resposta de orientação. Foram realizadas
sessões com 10 minutos de duração, e intervalo de 1 minuto entre pareamentos. P3 e
P2 tiveram aumento de respostas em B. Para P1 o resultado foi inverso, houve maior
vocalização de respostas alvo em A. Os dados sugerem relevância para o repertório
inicial dos participantes, e considera que o aumento das vocalizações pode envolver
contingência operante.
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