Pareamento entre estímulos e imitação vocal em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: Avaliação do papel das respostas de orientação

Autores

  • Danielle Dos Santos Gemaque Universidade Federal do Pará
  • Alvaro Junior de Melo e Silva Universidade Federal do Pará
  • Luiz Alexandre de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1864

Palavras-chave:

imitação vocal; pareamento; respostas de orientação; autismo.

Resumo

No SSP (stimulus-stimulus pairing), um som alvo é pareado com um item ou
um evento preferido por uma criança. Como resultado possível, as crianças começam a
imitar o som apresentado. Este estudo avaliou os efeitos do componente de orientação
sobre a eficácia do SSP (stimulus- stimulus pairing), em crianças com TEA. Foi
utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre participantes. Três crianças
foram submetidas a dois tipos de SSP: (A) sem a exigência de resposta de orientação
aos estímulos, e (B) SPP com a exigência de resposta de orientação. Foram realizadas
sessões com 10 minutos de duração, e intervalo de 1 minuto entre pareamentos. P3 e
P2 tiveram aumento de respostas em B. Para P1 o resultado foi inverso, houve maior
vocalização de respostas alvo em A. Os dados sugerem relevância para o repertório
inicial dos participantes, e considera que o aumento das vocalizações pode envolver
contingência operante.

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Publicado

31/10/2024

Como Citar

Dos Santos Gemaque, D., Junior de Melo e Silva, A., & Alexandre de Freitas, L. (2024). Pareamento entre estímulos e imitação vocal em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: Avaliação do papel das respostas de orientação. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 26(1), e241864. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1864

Edição

Seção

Pesquisas originais