Telessaúde em intervenção comportamental com mães de crianças com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1838

Palavras-chave:

intervenção comportamental, telessaúde, orientação de pais, autismo

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo descrever o funcionamento de uma intervenção comportamental no formato de telessaúde, conduzida por estudantes de graduação e pós- -graduação do curso de Psicologia de uma universidade pública do interior de São Paulo, em conjunto com sete famílias de crianças com autismo. O procedimento consistiu em orientações síncronas e assíncronas com as famílias, mediadas por recursos tecnológicos para aplicação dos programas de ensino com seus filhos. Foram mensuradas a quantidade de programas aplicados pelas mães, o número de interações das mães com os estudantes e a satisfação das mães participantes da proposta. Foram aplicados 248 programas de ensino em cinco áreas do desenvolvimento infantil (cognição, área motora, linguagem, socialização e autocuidados), realizadas aproximadamente 180 interações síncronas e 857 interações assíncronas das mães com as estagiárias ou tutoras, e a satisfação das mães teve média de 92,68% nas dimensões avaliadas. O modelo de telessaúde proposto mostrou-se viável especialmente no contexto de isolamento social.

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Publicado

01/04/2024

Como Citar

Domeniconi, C., Balog, L. G. C., Biazim, M. A., Moron, S. G., & Benitez, P. (2024). Telessaúde em intervenção comportamental com mães de crianças com autismo. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1), 1–17. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1838

Edição

Seção

Pesquisas originais