Sintomatologia depressiva, habilidades sociais e competência acadêmica em crianças e adolescentes no contexto de retomada das aulas presenciais
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1787Palavras-chave:
depressão infantil, rendimento escolar, habilidades sociaisResumo
Este estudo objetivou verificar as relações entre sintomas depressivos, habilidades sociais e competência acadêmica de crianças e adolescentes no período de retomada das aulas presenciais durante a pandemia de COVID-19. Participaram 66 crianças e adolescentes, com média de idade de 10,9 anos, sendo a maioria (65,2%) do sexo feminino. A coleta ocorreu em escolas públicas e particulares de uma cidade no interior de Minas Gerais. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Depressão Infantil (CDI) e o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica (SSRS-BR), versões de autoavaliação e de professores. Os sintomas depressivos acometeram quase 26% dos participantes. Foram encontradas correlações negativas entre o grau de sintomatologia depressiva e os escores de habilidades sociais e competência acadêmica. As habilidades sociais das crianças foram positivamente relacionadas à competência acadêmica avaliada pelos professores. Comparações entre grupos mostraram que crianças do sexo feminino, de escolas públicas e mais velhas apresentaram maiores tendências ao desenvolvimento de indicadores de depressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer outros meios, requer autorização do Editor.
Política de Arquivamento, Compartilhamento e Reutilização de Texto Não Publicado (Preprint), Manuscrito Aceito e Versão Final Publicada
A contribuição dos autores para a RBTCC tem três versões, definidas abaixo e que podem ser arquivadas, compartilhadas e reutilizadas sob as seguintes condições:
1. Um texto não publicado ou preprint (ou ainda submissão original) é a versão do artigo do autor antes da revisão por pares. Antes da aceitação para publicação, o(s) autor(es) detém(êm) o direito de disponibilizar uma versão preprint do seu artigo: em seu próprio site pessoal; ou em um servidor de preprint em conformidade legal, tal como PsyArXiv e arXiv. Depois que o artigo for publicado, o(s) autor(es) deve(m) atualizar a nota do autor no preprint e fornecer um link para a versão definitiva na página da RBTCC, acrescentando o texto: “Esta é uma versão preprint de um artigo publicado na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. A versão final autenticada está disponível on-line em: https://doi.org/[inserir DOI]”. A RBTCC incentiva a publicação de preprints em servidores de preprint, páginas dos autores ou páginas institucionais e a comunicação aberta entre pesquisadores, seja em servidores de preprint da comunidade ou em plataformas de comentários de preprint. A publicação de preprints não é considerada publicação prévia e não comprometerá a consideração do manuscrito para publicação na RBTCC. Os autores devem explicitar detalhes da publicação em preprint – incluindo DOI e termos de licenciamento – durante a submissão do manuscrito ou em qualquer outro momento durante o processo de publicação na RBTCC.
2. Um manuscrito aceito é a versão aceita para publicação na RBTCC após a revisão por pares, mas antes da edição e diagramação, que pode ser disponibilizada sob as seguintes condições:
(i) em seu próprio site pessoal, imediatamente após a aceitação,
(ii) para divulgação pública, após 12 meses desde a primeira publicação ("Período de Embargo"), em qualquer um dos seguintes meios: a página interna do seu empregador; nos repositórios de sua instituição e/ou de financiadores. Os manuscritos aceitos também podem ser depositados em tais repositórios imediatamente após a aceitação, desde que não sejam disponibilizados ao público até depois do Período de Embargo.
O seguinte reconhecimento deve ser incluído, juntamente com um link para a versão publicada na página da RBTCC: “Esta é uma versão pós-revisão por pares, pré-diagramação de um artigo publicado na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. A versão final autenticada está disponível online em: http://dx.doi.org/[inserir DOI]”.
3. A versão final publicada (em PDF) é o PDF editado e diagramado pela RBTCC, a mesma versão publicada na página da revista. Ela pode ser arquivada em repositórios institucionais ou de financiadores e pode ser disponibilizado ao público imediatamente.
Quaisquer termos de reutilização para usuários de sites e repositórios (onde são publicados seus preprints ou manuscritos aceitos) são restritos a usos não comerciais e não derivativos.
Os autores não podem republicar ou traduzir qualquer versão de sua contribuição em outro periódico sem a permissão prévia do Editor Chefe da RBTCC.