Sintomatologia depressiva, habilidades sociais e competência acadêmica em crianças e adolescentes no contexto de retomada das aulas presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1787

Palavras-chave:

depressão infantil, rendimento escolar, habilidades sociais

Resumo

Este estudo objetivou verificar as relações entre sintomas depressivos, habilidades sociais e competência acadêmica de crianças e adolescentes no período de retomada das aulas presenciais durante a pandemia de COVID-19. Participaram 66 crianças e adolescentes, com média de idade de 10,9 anos, sendo a maioria (65,2%) do sexo feminino. A coleta ocorreu em escolas públicas e particulares de uma cidade no interior de Minas Gerais. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Depressão Infantil (CDI) e o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica (SSRS-BR), versões de autoavaliação e de professores. Os sintomas depressivos acometeram quase 26% dos participantes. Foram encontradas correlações negativas entre o grau de sintomatologia depressiva e os escores de habilidades sociais e competência acadêmica. As habilidades sociais das crianças foram positivamente relacionadas à competência acadêmica avaliada pelos professores. Comparações entre grupos mostraram que crianças do sexo feminino, de escolas públicas e mais velhas apresentaram maiores tendências ao desenvolvimento de indicadores de depressão.

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Publicado

07/08/2023

Como Citar

Morais Amaral, M., Agostini, J. M. G., & Freitas, L. C. (2023). Sintomatologia depressiva, habilidades sociais e competência acadêmica em crianças e adolescentes no contexto de retomada das aulas presenciais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1). https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1787

Edição

Seção

Seção Especial: Saúde mental e o enfrentamento da pandemia