Resolver problemas por meio da recombinação de repertórios: efeitos da participação em um jogo de tabuleiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1740

Palavras-chave:

Comportamento criativo, Comportamento novo, Resolução de problemas, Humanos

Resumo

Os jogos educativos podem ser usados para ensinar uma diversidade de repertórios comportamentais, o que indica a relevância de seu desenvolvimento e avaliação. O objetivo desse estudo foi avaliar se jogar uma versão adaptada do Resgarte aumenta a probabilidade de recombinação de repertórios durante resolução de problemas. Participaram do estudo 36 estudantes universitários. Um delineamento experimental intra-grupo com avaliação pré e pós-intervenção realizado com o jogo como variável independente. Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção. Vídeos das sessões de teste foram feitos e cinco juízes avaliaram a eficácia das resoluções apresentadas aos problemas. A maioria dos participantes (60,60%) apresentou aumento no número de problemas resolvidos após a intervenção e passou a recombinar mais repertórios na resolução de problemas (75,75%). Concluiu-se que a recombinação de repertórios pode ser ensinada por meio de arranjos de contingências em um jogo.

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Publicado

27/07/2023

Como Citar

Belo da Fonseca, T. S., & Haydu, V. B. (2023). Resolver problemas por meio da recombinação de repertórios: efeitos da participação em um jogo de tabuleiro. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1), 1–18. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1740

Edição

Seção

Pesquisas originais